sicnot

Perfil

Mundo

Trump reúne-se com Macron a 25 de maio durante cimeira da NATO

O Presidente norte-americano, Donald Trump, reúne-se pela primeira vez com o Presidente eleito francês Emmanuel Macron a 25 de maio, à margem da cimeira da NATO em Bruxelas, anunciou esta segunda-feira a Casa Branca, após uma conversa telefónica entre ambos.

"O Presidente Trump expressou o desejo de trabalhar estreitamente com o Presidente eleito Macron para enfrentar desafios comuns e sublinhou a longa e sólida tradição de cooperação entre os Estados Unidos e o seu mais antigo aliado, a França", indicou a Casa Branca em comunicado.

Já no domingo, quando foi conhecida a vitória do candidato francês na segunda volta das presidenciais, contra a candidata da extrema-direita Marine Le Pen, Trump tinha felicitado Macron pela sua "grande vitória" numa mensagem na rede social Twitter.

O magnata nova-iorquino do imobiliário não tomara diretamente partido sobre as eleições presidenciais francesas, mas deu a entender que o recente ataque terrorista perpetrado em Paris beneficiaria Marine Le Pen.

Por sua vez, muitos dos seus apoiantes defenderam ativamente Le Pen contra Macron na segunda volta do escrutínio.

Em contraste com Trump, o antigo Presidente norte-americano Barack Obama expressou claramente o seu apoio a Emmanuel Macron.

"Ele defendeu valores progressistas, ele destacou o importante papel que a França desempenha na Europa e no mundo", sublinhou Obama num vídeo que terminava com as palavras de ordem em francês "Em frente! Viva a França!".

Macron, um candidato centrista, venceu no domingo a segunda volta das presidenciais francesas, com 66%, derrotando a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen (34%).

Lusa

  • Manuel Delgado demitiu-se devido a "grave violação da privacidade"

    País

    O ex-secretário de Estado da Saúde diz que apresentou a demissão para "não perturbar nem criar qualquer tipo de embaraço ao normal funcionamento do Governo". Num comunicado emitido hoje, Manuel Delgado esclarece que foi remunerado pelo trabalho de consultor na Raríssimas "muito antes" da entrada no Governo e acrescenta que respeitou na íntegra todo o quadro legal e ético.

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Erdogan apela ao reconhecimento de Jerusalém Oriental como capital
    2:01
  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28