sicnot

Perfil

Mundo

Trump reúne-se com Macron a 25 de maio durante cimeira da NATO

O Presidente norte-americano, Donald Trump, reúne-se pela primeira vez com o Presidente eleito francês Emmanuel Macron a 25 de maio, à margem da cimeira da NATO em Bruxelas, anunciou esta segunda-feira a Casa Branca, após uma conversa telefónica entre ambos.

"O Presidente Trump expressou o desejo de trabalhar estreitamente com o Presidente eleito Macron para enfrentar desafios comuns e sublinhou a longa e sólida tradição de cooperação entre os Estados Unidos e o seu mais antigo aliado, a França", indicou a Casa Branca em comunicado.

Já no domingo, quando foi conhecida a vitória do candidato francês na segunda volta das presidenciais, contra a candidata da extrema-direita Marine Le Pen, Trump tinha felicitado Macron pela sua "grande vitória" numa mensagem na rede social Twitter.

O magnata nova-iorquino do imobiliário não tomara diretamente partido sobre as eleições presidenciais francesas, mas deu a entender que o recente ataque terrorista perpetrado em Paris beneficiaria Marine Le Pen.

Por sua vez, muitos dos seus apoiantes defenderam ativamente Le Pen contra Macron na segunda volta do escrutínio.

Em contraste com Trump, o antigo Presidente norte-americano Barack Obama expressou claramente o seu apoio a Emmanuel Macron.

"Ele defendeu valores progressistas, ele destacou o importante papel que a França desempenha na Europa e no mundo", sublinhou Obama num vídeo que terminava com as palavras de ordem em francês "Em frente! Viva a França!".

Macron, um candidato centrista, venceu no domingo a segunda volta das presidenciais francesas, com 66%, derrotando a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen (34%).

Lusa

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC