sicnot

Perfil

Mundo

Um dos maiores parques eólicos no mar começou a funcionar na Holanda

Michael Kooren

Um dos maiores parques eólicos no mar, com 150 turbinas, começou esta segunda-feira a fncionar no mar do Norte, ao largo da Holanda, anunciou o seu diretor, Matthias Haag, à agência noticiosa France Presse.

Ao longo dos próximos 15 anos e com uma capacidade plena de 600 megawatts, o parque Geminini, que se estende a 85 quilómetros da costa norte da Holanda, irá fornecer energia para um milhão e meio de pessoas.

A empresa canadiana especializada em energias renováveis Northland Power participou neste projeto, desenhado em 2010 e orçado em 2,8 mil milhões de euros, enquanto o grupo alemão Siemens Wind Power fabricou as turbinas.

O parque eólico fornecerá 13% das energias renováveis consumidas na Holanda, afirmou Haag.

Lusa

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Erdogan apela ao reconhecimento de Jerusalém Oriental como capital
    2:01
  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28