sicnot

Perfil

Mundo

Um dos maiores parques eólicos no mar começou a funcionar na Holanda

Michael Kooren

Um dos maiores parques eólicos no mar, com 150 turbinas, começou esta segunda-feira a fncionar no mar do Norte, ao largo da Holanda, anunciou o seu diretor, Matthias Haag, à agência noticiosa France Presse.

Ao longo dos próximos 15 anos e com uma capacidade plena de 600 megawatts, o parque Geminini, que se estende a 85 quilómetros da costa norte da Holanda, irá fornecer energia para um milhão e meio de pessoas.

A empresa canadiana especializada em energias renováveis Northland Power participou neste projeto, desenhado em 2010 e orçado em 2,8 mil milhões de euros, enquanto o grupo alemão Siemens Wind Power fabricou as turbinas.

O parque eólico fornecerá 13% das energias renováveis consumidas na Holanda, afirmou Haag.

Lusa

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.