sicnot

Perfil

Mundo

Abbas disposto a encontrar-se com Netanyahu durante visita de Trump

Jonathan Ernst

O presidente palestiniano, Mahmud Abbas, disse hoje esperar "em breve" a visita do presidente norte-americano, Donald Trump, aos territórios palestinianos e admitiu reunir-se com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, com o patrocínio de Trump.

Donald Trump aceitou o convite palestiniano para ir aos territórios e "esperamos a sua visita em breve a Belém", disse Abbas.

O presidente norte-americano anunciou que vai visitar Israel em maio, no âmbito de uma viagem que o levará também à Arábia Saudita, Vaticano, Bruxelas e Itália, sem fazer qualquer referência aos territórios palestinianos, vizinhos de Israel.

Abbas, que na semana passada se reuniu com Trump em Washington, disse hoje ter então transmitido ao presidente norte-americano que está "disposto a colaborar com ele" e a encontrar-se "com o primeiro-ministro israelita, com o seu patrocínio, para construir a paz".

Abbas falava à imprensa em Ramallah, na Cisjordânia, numa conferência de imprensa conjunta com o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier.

Abbas e Natanyahu não tiveram qualquer encontro direto importante desde 2010.
Donald Trump tem afirmado que, com a experiência que adquiriu como empresário, gostava de presidir a um acordo de paz entre israelitas e palestinianos.

Lusa

  • Grafitter morre após cair do telhado da estação de Sete Rios
    0:57

    País

    Um grafitter morreu no sábado na estação intermodal de Sete Rios, em Lisboa. O jovem caiu de uma altura de seis metros, enquanto fazia um grafitti. As autoridades terão sido alertadas por um amigo, mas quando o INEM chegou o jovem de 21 anos já estava morto.

  • Incêndio em empresa na Anadia não teve origem criminosa
    2:01

    País

    O incêndio de sábado numa fábrica de capacetes em Anadia causou estragos de perto de um milhão de euros. A empresa vai retomar a laboração já esta segunda-feira, mas só daqui a um mês é que deverá estar a trabalhar em pleno. As autoridades afastaram a possibilidade de origem criminosa, apesar das peritagens ainda não terem revelado a causa do incêndio.