sicnot

Perfil

Mundo

Abbas disposto a encontrar-se com Netanyahu durante visita de Trump

Jonathan Ernst

O presidente palestiniano, Mahmud Abbas, disse hoje esperar "em breve" a visita do presidente norte-americano, Donald Trump, aos territórios palestinianos e admitiu reunir-se com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, com o patrocínio de Trump.

Donald Trump aceitou o convite palestiniano para ir aos territórios e "esperamos a sua visita em breve a Belém", disse Abbas.

O presidente norte-americano anunciou que vai visitar Israel em maio, no âmbito de uma viagem que o levará também à Arábia Saudita, Vaticano, Bruxelas e Itália, sem fazer qualquer referência aos territórios palestinianos, vizinhos de Israel.

Abbas, que na semana passada se reuniu com Trump em Washington, disse hoje ter então transmitido ao presidente norte-americano que está "disposto a colaborar com ele" e a encontrar-se "com o primeiro-ministro israelita, com o seu patrocínio, para construir a paz".

Abbas falava à imprensa em Ramallah, na Cisjordânia, numa conferência de imprensa conjunta com o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier.

Abbas e Natanyahu não tiveram qualquer encontro direto importante desde 2010.
Donald Trump tem afirmado que, com a experiência que adquiriu como empresário, gostava de presidir a um acordo de paz entre israelitas e palestinianos.

Lusa

  • Chamas passaram por cima da A23
    1:06

    País

    A A23 esteve cortada ao longo do dia por causa do fumo e das chamas. Em direto para a SIC Notícias, perto das 18h30, os repórteres da SIC presenciaram o momento em que o fogo passou por cima da autoestrada da Beira Interior.

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira