sicnot

Perfil

Mundo

Sondagem em Espanha dá vitória ao Partido Popular

Sergio Perez

Os conservadores do Partido Popular voltariam a ganhar as eleições legislativas em Espanha e os socialistas do PSOE recuperariam a segunda posição, de acordo com uma sondagem publicada hoje pelo Centro de Investigações Sociológicas (CIS).

Segundo este organismo público que organiza estudos de opinião, o PP (Partido Popular) venceria as eleições com 31,5 % dos votos (menos 1,5 pontos percentuais do que na sondagem anterior), o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) ficaria em segundo lugar, com 19,9 % (mais 1,3 pontos) e ultrapassa a coligação de extrema-esquerda Unidos Podemos, com 19,7 % (menos 2,0 pontos).

O Cidadãos (centro) é a que mais sobe das quatro maiores forças políticas em Espanha, obtendo 14,9 % e mantendo a quarta posição, um aumento de 2,5 pontos percentuais em relação à sondagem anterior.

O trabalho de campo do estudo de opinião revelado esta terça-feira foi realizado entre 1 e 8 de abril, antes de vir a público o mais recente caso de corrupção, com a detenção do ex-presidente da Comunidade de Madrid Ignacio González, do PP.

No barómetro anterior, publicado em 07 de fevereiro último, o PP ganhava com 33,0%, seguido pelo Unidos Podemos com 21,7 %, que na altura ultrapassou pela primeira vez o PSOE, que ficou nos 18,6 % e o Cidadãos, com 12,4 %.

O PP foi o partido mais votado nas últimas eleições legislativas espanholas, realizadas em 26 de junho de 2016, com 33,0% dos votos, seguido pelo PSOE com 22,7%, Unidos Podemos com 21,1% e Cidadãos com 13,0%.

Lusa

  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33
  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00