sicnot

Perfil

Mundo

António Guterres diz que China é apoio para mundo aberto e multilateral

China Stringer Network

O secretário geral da ONU, António Guterres, afirmou este sábado que a China demonstrou ser "um firme apoio a um mundo aberto e ao multilateralismo", ao organizar o fórum "Nova Rota da Seda", a decorrer em Pequim, a partir de domingo

Após um encontro com o ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, hoje, António Guterres disse que esta iniciativa representa uma "visão estratégica e a longo prazo", que considerou "única".

Pequim recebe, no domingo e na segunda-feira, 28 chefes de Estado que vão participar no fórum "Nova Rota da Seda", um gigante plano de infraestruturas que coloca a China no centro da futura ordem mundial.

Divulgado em 2013 pelo Presidente chinês, Xi Jinping, o plano visa reativar a antiga via comercial entre a China e a Europa, através da Ásia Central, África e sudeste Asiático.

O responsável das Nações Unidas explicou que a organização vai trabalhar com a China para ajudar os países em desenvolvimento a conseguirem um crescimento mais rápido e a ajustar-se à Agenda 2030.

O político português destacou que a iniciativa chinesa é uma "contribuição chave" para enfrentar os problemas globais através da cooperação internacional.

O plano inclui uma malha ferroviária de alta velocidade, portos e autoestradas, e vai abranger 65 países e 4,4 mil milhões de pessoas - cerca de 60% da população mundial.

A iniciativa vai permitir reiterar a proeminência da China como um poder dominante na Ásia, onde a sua cultura e economia exerceram outrora forte influência sobre os países vizinhos.

Lusa

  • Bernardo Silva no City? O que Pep Guardiola disse ao português na Champions
    0:34
  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28
  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33

    Mundo

    O Presidente do Brasil diz ter condições para continuar à frente do Palácio do Planalto. Num vídeo publicado no Twitter, Michel Temer garante que o país não parou, nem vai parar, mas há uma nova gravação que pode comprometer o futuro do chefe de Estado.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57