sicnot

Perfil

Mundo

Juncker e Tusk reúnem-se em Bruxelas com Trump, Erdogan e Macron

Yves Herman / Reuters

Os presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do Conselho Europeu, Donald Tusk, reúnem-se separadamente com os Presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, de França, Emmanuel Macron, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, na quinta-feira em Bruxelas.

Os encontros bilaterais terão lugar à margem da cimeira de chefes de Estado e de Governo da NATO, que se celebra nesse mesmo dia no novo "quartel-general" da organização atlântica, também na capital belga.

Trata-se da primeira deslocação de Trump a Bruxelas desde que tomou posse como Presidente dos EUA, em janeiro passado, assim como do recém-eleito Presidente francês, que tomou posse no Eliseu no passado domingo.

A reunião com Erdogan é também aguardada com particular expetativa, dada a degradação das relações entre Ancara e Bruxelas desde o fracassado golpe de Estado em julho de 2016 na Turquia, e agravadas na sequência do referendo de abril passado, que reforçou os poderes do presidente turco.

O porta-voz do executivo comunitário indicou hoje que Juncker e Tusk começarão por se reunir com Donald Trump, participarão de seguida na cimeira da Aliança Atlântica, encontrar-se-ão depois com Erdogan e, por fim, recebem na sede da Comissão o novo presidente francês.

Portugal estará representado na cimeira da NATO de quinta-feira pelo primeiro-ministro, António Costa.
Lusa

  • Donald Trump prepara a primeira viagem ao estrangeiro
    1:38

    Mundo

    Donald Trump prepara-se para enfrentar a primeira viagem ao estrangeiro como Presidente dos Estados Unidos da América. Na próxima semana, o Presidente norte-americano viaja até Bruxelas, Itália, Arábia Saudita e Israel, onde vai visitar o Muro das Lamentações. Donald Trumo torna-se no primeiro Presidente norte-americano a visitar o local sagrado.

  • Turquia acusa EUA de apoiarem terroristas curdos

    Mundo

    A tensão volta a subir de tom entre Ancara e Washington. Precisamente 8 dias depois do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, instar os Estados Unidos a recuarem "sem demora" na decisão de enviar armas às milícias curcas YPG no norte da Síria, o minisytro dos negócios estrangeiros turco veio hoje pedir o afastamento do representante especial dos EUA na coligação internacional na Síria e Iraque, Brett McGurk, que acusa de apoiar às milícias "terroristas" curdas.

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.