sicnot

Perfil

Mundo

Investigadores descobrem como sinais de pele se transformam em cancro

Divulgação

Investigadores de uma universidade alemã descobriram como os sinais de pele castanhos se transformam em cancro de pele, usando tecnologia robótica.

O grupo de peritos da Universidade Erlangen-Nuremberga descobriu que a o bio marcador 'ADAM 10' é ativado durante a transformação dos sinais. O bio marcador está normalmente inativo em pele saudável e só é ativado perante uma resposta imune. Este mecanismo é conhecido, por exemplo, em casos de psoríase ou rosácea.

Até agora, conheciam-se as razões pelas quais as mutações genéticas foram responsáveis pela transformação dos sinais benignos em tumores malignos, mas pouco se sabia sobre o que acontece às proteínas e bio marcadores quando se desenvolve um melanoma.

Os investigadores usaram um novo tipo de robô que permite investigar processos de desenvolvimento em amostras de pele a nível celular, tirando uma foto a amostras de tecido, processo que vai sendo repetido e que produz uma sequências de imagens diferentes da mesma amostra.

Segundo a Universidade Erlangen-Nuremberga, a atual pesquisa pode vir a simplificar os métodos de diagnóstico no futuro e sugere também que cosméticos e cremes com alumínio devem ser evitados.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17