sicnot

Perfil

Mundo

Ataque suicida no centro do Iraque

(Arquivo)

Thaier Al-Sudani

Pelo menos 31 pessoas morreram esta sexta-feira e 24 ficaram feridas num ataque suicida num mercado da cidade de Musaib, na província de Babilónia, no centro do Iraque, informou uma fonte médica da administração de saúde da Babilónia.

Hoje, noutro atentado, pelo menos nove pessoas morreram quando um terrorista se fez explodir com um colete na entrada de um parque da cidade santa xiita de Kerbala, a 110 quilómetros a sul de Bagdad.

Os dois atentados suicidas ocorreram durante o mês sagrado do Ramadão e numa sexta-feira, dia mais importante da semana para os muçulmanos rezarem.

Por outro lado, a agência de notícias Amaq, ligada ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI) informou que foram perpetradas "operações de martírio" contra "agrupamentos de xiitas" em Kerbala e na localidade de Musaib, na Babilónia.

A Amaq precisou que em Kerbala um terrorista com um cinto de explosivos se fez explodir, mas não especificou como foi efetuado o ataque em Musaib.

O EI está a perder os territórios que controlava no norte do Iraque, depois de vários meses de ofensiva contra Mossul, principal feudo do grupo no Iraque. As forças iraquianas conseguiram expulsar os 'jihadistas' da maior parte dos bairros da cidade, que foi conquistada pelo EI em junho de 2014 e se converteu na sua "capital" do Iraque.

Lusa

  • Depois do Fogo
    0:25

    Reportagem Especial

    Uma semana depois do incêndio de Pedrogão Grande são muitas as histórias de perda e de sobrevivência, mas também de solidariedade de pessoas anónimas, que não dormiram durante dias a fio, para apoiar na logística do difícil combate ao incêndio florestal mais mortífero de que há memória. Depois do Fogo, hoje no Jornal da Noite.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.