sicnot

Perfil

Mundo

Virgin entrega petição com um milhão de assinaturas pelos oceanos

© Lucy Nicholson / Reuters

O patrão da multinacional Virgin apresentou esta sexta-feira às Nações Unidas uma petição assinada por mais de um milhão de pessoas que exigem aos governos que consigam a proteção de 30% dos oceanos até 2030.

Aos jornalistas, Richard Branson afirmou que se pretende a criação de reservas marinhas para reconstituir os bancos de peixe e destacou os efeitos das alterações climáticas na grande barreira de coral da Austrália.

Com um total de 1.021.874 assinaturas, a petição foi apresentada ao presidente da Assembleia-Geral da ONU, Peter Thomson, no último dia da conferência sobre os oceanos promovida pela organização.

Conseguir um mundo sem emissões carbónicas em 2050 também faz sentido "de um ponto de vista económico", frisou, criticando o que chamou ingenuidade do Presidente norte-americano, Donald Trump, por ter retirado os Estados Unidos do acordo de Paris sobre alterações climáticas.

"A energia limpa é um melhor mercado do que a energia suja e toda a gente pode beneficiar", indicou.

Lusa

  • Sporting quase nos oitavos da Liga Europa

    Desporto

    O Sporting procura hoje alcançar o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa de futebol, na receção aos cazaques do Astana, em contraponto com o Sporting de Braga, que enfrenta uma árdua tarefa frente ao Marselha. O jogo Sporting-Astana tem transmissão em direto na SIC, online e mobile às 18:00.

    Aqui às 18:00

  • Dia de homenagens e muito futebol para Marcelo em São Tomé
    3:01

    País

    No segundo dia da visita de Estado a São Tomé e Príncipe, o Presidente da República prestou homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em 1953. Marcelo Rebelo de Sousa não pediu desculpa pela história, mas lembrou que é preciso assumir as coisas menos boas do passado. O dia terminou com o Presidente a mostrar que ainda está em forma.

    Enviados SIC

  • Hospital abandonado com equipamentos dentro em Vila Franca de Xira 
    4:41

    País

    O antigo Hospital de Vila Franca de Xira, encerrado há quase cinco anos, está ao abandono ainda com parte do material de saúde, como máquinas, camas, cadeiras ou macas. A SIC teve acesso a várias imagens que mostram o estado em que os equipamentos se encontram, bem como sinais de vandalismo e de assaltos.

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • Casal mantinha filhos trancados sem comida

    Mundo

    Se pensava que só existia uma casa dos horrores, a da família Turpin, desengane-se. A polícia de Tucson, no estado norte-americano do Arizona, deteve na terça-feira um casal que mantinha os quatro filhos adotivos trancados em quartos separados.

    SIC