Maioria à vista para Macron e suas reformas nas legislativas de domingo

Philippe Wojazer
10.06.2017 09h54
Um mês após elegerem como Presidente o centrista Emmanuel Macron, os franceses escolhem no domingo os seus representantes na Assembleia Nacional, onde o partido presidencial aposta em alcançar a maioria necessária à concretização das reformas prometidas na campanha.
Em vésperas da primeira volta do escrutínio destinado a eleger 577 deputados (11 dos quais em representação dos franceses residentes no estrangeiro), as sondagens dão uma confortável margem de avanço ao campo Macron, com cerca de 30% das intenções de voto, face a uma oposição dividida.
Eliminados na primeira volta das presidenciais, os tradicionais partidos de esquerda e direita que partilham o poder em França desde há 60 anos temem agora ser varridos por uma onda azul, a cor do movimento presidencial criado há apenas um ano.
Segundo várias projeções, ele poderá mesmo conquistar perto de 400 deputados, muito além do limite de 289 assentos parlamentares necessário para obter a maioria absoluta.
Apesar de os dirigentes europeus e os mercados se congratularem ao saber que as reformas prometidas poderão ser levadas a cabo, a perspetiva de uma concentração dos poderes preocupa as outras forças políticas francesas, que acusam Macron e o seu movimento de porem em prática "uma estratégia de controlo hegemónico".
A potencial onda de deputados pró-Macron viria confirmar a sede de renovação política dos franceses, que afastaram os candidatos dos partidos tradicionais e elegeram um Presidente de 39 anos que ainda há alguns anos era um total desconhecido.
O seu desejo de destruir as fronteiras políticas convencionais levou-o a formar um Governo misturando figuras de direita, de esquerda e da sociedade civil.Entre os 530 candidatos d'A República em Marcha, o movimento de Macron, só 28 são parlamentares cessantes.
A par deles, estão cidadãos procedentes das mais variadas áreas: uma toureira, um matemático, um piloto de caça, entre muitos outros cuja falta de notoriedade ou de experiência não os impede de serem elegíveis, à boleia da popularidade do novo chefe de Estado francês, que beneficia de um inegável estado de graça neste início de mandato.
Estas legislativas revestem-se de uma enorme importância para Emmanuel Macron, que precisa de uma sólida maioria absoluta para aplicar a sua política de reformas sociolaborais: moralização de uma vida política minada por escândalos financeiros, flexibilização do código de trabalho -- correndo o risco de desencadear a ira dos sindicatos -- e redução dos défices públicos, em cumprimento das normas europeias.
O imperativo é duplo: trata-se de respeitar os compromissos assumidos junto dos eleitores, mas também de reconquistar a confiança de Berlim, que há muito tempo reclama reformas estruturais em Paris.
Ora, Macron tem realmente a intenção de formar com a Alemanha a dupla de liderança europeia, numa altura em que o aliado norte-americano se distancia e em que o Reino Unido escolheu o 'Brexit'.
As assembleias de voto estarão abertas nas grandes cidades das 08:00 às 20:00 (das 07:00 às 19:00 de Lisboa), hora a que serão divulgadas as primeiras projeções assentes em resultados parciais.
Se nenhum dos candidatos ultrapassar os 50% na primeira volta, os dois primeiros ficam automaticamente qualificados para uma segunda volta, tal como aqueles que ultrapassarem 12,5% dos inscritos -- mesmo na terceira ou na quarta posições.Na segunda volta, agendada para 18 de junho, vence o partido que obtiver mais votos, qualquer que seja a participação do eleitorado.
Lusa
Na Homepage
-
As primeiras fotos do bebé real
O filho de William e Kate nasceu esta segunda-feira e as primeiras imagens já começaram a surgir. Ainda sem nome, o recém-nascido foi mostrado ao mundo numa veste branca, à saída do Hospital St. Mary, em Londres, onde milhares de pessoas esperaram muitas horas para conhecer o mais recente membro da família real. Também os irmãos, George e Charlotte, estiveram na maternidade para conhecer o irmão mais novo.
- 2:25
Governo quer baixar o IRS dos arrendamentos a mais de 10 anos
O Governo propõe baixar de 28% para 14% o IRS dos arrendamentos para contratos a mais de 10 anos. Esta foi a principal medida de um novo pacote legislativo para a habitação, anunciado esta segunda-feira pelo primeiro-ministro.
23.04.2018 às 20h23
-
FC Porto goleia Vitória de Setúbal
O FC Porto manteve a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao golear em casa o Vitória de Setúbal, por 5-1, no jogo que encerrou a 31.ª jornada.
- 0:44
"A nossa lei tem demasiados buracos"
Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.
24.04.2018 às 0h09
- 2:05
Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.
23.04.2018 às 21h10
- 2:08
Polícia terá identificado suspeitos do envenenamento de ex-espião russo
A polícia britânica já terá identificado os suspeitos do alegado envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e da filha. O caso continua a levantar polémica. A agência Associated Press falou com dois dos cientistas que trabalharam no programa químico soviético.
23.04.2018 às 21h36
-
Australiano de 12 anos viaja sozinho para Bali sem os pais perceberem
Depois de uma discussão com os pais, um rapaz australiano de 12 anos decide ir a Bali sozinho e levar os cartões de crédito dos pais para ajudas de custo. A família só se apercebeu depois da escola ligar para casa a avisar que Drew, nome fictício, tinha faltado às aulas.
23.04.2018 às 20h23
-
Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral
Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.
23.04.2018 às 19h40
-
-
-
-
Equipas espanholas juntam-se às buscas por pescador desaparecido no rio Minho
23.04.2018 às 21h08
-
-
-
Acusação pede prisão perpétua para inventor dinamarquês que matou jornalista
O Ministério Público da Dinamarca pediu esta segunda-feira prisão perpétua para Peter Madsen, julgado por tortura, homicídio e profanação de cadáver da jornalista sueca Kim Wall, em agosto de 2017, a bordo do submarino que construiu.
23.04.2018 às 18h21
-
-
-
Polícia norte-americana detém suspeito do tiroteio em restaurante de Nashville
23.04.2018 às 20h51
-
Autoridades não deixaram eleitora recensear-se em Maputo por usar roupas curtas
23.04.2018 às 18h43
-
Clube de striptease aceita substituir cartaz à beira de autoestrada nos EUA
23.04.2018 às 18h51
-
-
Polícia interrompe velório para desbloquear telemóvel com o dedo do morto
As autoridades do estado norte-americano da Florida interromperam um velório para tentar desbloquear o telemóvel do morto, como parte da investigação. Linus Phillip foi mortalmente atingido por seis tiros disparados pela polícia, em março, depois de alegadamente ter fugido às autoridades.
23.04.2018 às 23h39
-
Itália concede nacionalidade a bebé britânico para continuar tratamentos em Roma
O Governo de Itália concedeu esta segunda-feira a nacionalidade ao bebé britânico Alfie Evans, com uma doença cerebral degenerativa, para que a criança, que a Justiça do Reino Unido pretende desligar do suporte artificial de vida, continue tratamentos em Roma.
23.04.2018 às 19h55
-
Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies
Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.
23.04.2018 às 20h45
-
Alterações climáticas podem tornar metade do sul europeu em área seca
As alterações climáticas podem levar ao aumento das regiões secas no sul da Europa, atingindo metade da área total, e o número de meses secos pode ultrapassar os sete por ano, em algumas zonas, conclui um estudo.
23.04.2018 às 18h03