sicnot

Perfil

Mundo

Poluição do ar afeta mais as crianças dentro do veículo do que fora

Mohammed Salem

Há quem acredite que dentro dos carros os níveis de poluição do ar são menores. No entanto, os especialistas defendem que esta teoria está errada e que as crianças são as que mais sofrem com a poluição que entra dentro dos veículos. Em alternativa, os especialistas aconselham andar a pé ou de bicicleta.

O estudo é revelado esta segunda-feira através do The Guardian, que entrevistou um dos responsáveis pela investigação. David King defende que é mais saudável as crianças irem para a escola a pé ou de bicicleta.

De acordo com estudos recentes, a poluição do ar danifica o desenvolvimento dos seus pulmões, a habilidade de aprendizagem e até mesmo o ADN.

"As crianças sentadas no banco de trás dos veículos estão mais propensas a níveis perigosos (de poluição do ar)", disse o químico ao jornal inglês. "Pode conduzir um veículo limpo, mas as crianças vão sentadas dentro de uma caixa, que recolhe os gases tóxicos dos carros à volta."

O químico acredita que a melhor solução é "deixar os carros para trás" e escolher opções mais saudáveis, como andar a pé ou de bicicleta. "Se os condutores soubessem os danos que podem causar às crianças, acho que pensariam duas vezes antes de entrar num carro."

De acordo com o The Guardian, desde 2001, uma série de experiências mostraram que os passageiros dos carros estão expostos a um maior nível de poluição do ar do que aqueles que preferem andar a pé ou de bicicleta, nas mesmas rotas.

Stephen Holgate, um especialista em asma da Universidade de Southampton, diz que normalmente os carros "sugam o ar fresco", deixando as crianças no banco de trás a levar com os gases que vêm do exterior. "As crianças são mais vulneráveis que os adultos", disse o professor, defendendo ainda que a poluição pode parar o crescimento dos pulmões das crianças.

Stephen Holgate defende que há vários benefícios ao trocar o carro pelas pernas. "Mas os pais estão confusos, porque pensam que há menos poluição dentro dos veículos, do que dentro deles. O que não é verdade."

  • Um pedido de desculpas aos portugueses e um ultimato ao Governo
    3:21
  • Vouzela tenta regressar à normalidade, 8 pessoas morreram no concelho
    2:28

    País

    No concelho de Vouzela, a população começa a voltar à normalidade. Aos poucos a luz e a água estão a voltar e as pessoas começam a ganhar forças para reconstruir aquilo que lhes foi tirado pelos fogos. No entanto, as feridas demoram a sarar e não será fácil esquecer que 80 a 90 por cento deste concelho foi destruído pelos incêndios e oito pessoas morreram.

  • Material de guerra de Tancos encontrado, faltam munições
    1:40
  • "Se os bombeiros não chegam, os vizinhos vão ficar sem casa"
    1:03
  • Madrid admite suspender autonomia da Catalunha
    1:51
  • Alemanha já tem uma versão de Donald Trump... em cera
    1:08