sicnot

Perfil

Mundo

Poluição do ar afeta mais as crianças dentro do veículo do que fora

Mohammed Salem

Há quem acredite que dentro dos carros os níveis de poluição do ar são menores. No entanto, os especialistas defendem que esta teoria está errada e que as crianças são as que mais sofrem com a poluição que entra dentro dos veículos. Em alternativa, os especialistas aconselham andar a pé ou de bicicleta.

O estudo é revelado esta segunda-feira através do The Guardian, que entrevistou um dos responsáveis pela investigação. David King defende que é mais saudável as crianças irem para a escola a pé ou de bicicleta.

De acordo com estudos recentes, a poluição do ar danifica o desenvolvimento dos seus pulmões, a habilidade de aprendizagem e até mesmo o ADN.

"As crianças sentadas no banco de trás dos veículos estão mais propensas a níveis perigosos (de poluição do ar)", disse o químico ao jornal inglês. "Pode conduzir um veículo limpo, mas as crianças vão sentadas dentro de uma caixa, que recolhe os gases tóxicos dos carros à volta."

O químico acredita que a melhor solução é "deixar os carros para trás" e escolher opções mais saudáveis, como andar a pé ou de bicicleta. "Se os condutores soubessem os danos que podem causar às crianças, acho que pensariam duas vezes antes de entrar num carro."

De acordo com o The Guardian, desde 2001, uma série de experiências mostraram que os passageiros dos carros estão expostos a um maior nível de poluição do ar do que aqueles que preferem andar a pé ou de bicicleta, nas mesmas rotas.

Stephen Holgate, um especialista em asma da Universidade de Southampton, diz que normalmente os carros "sugam o ar fresco", deixando as crianças no banco de trás a levar com os gases que vêm do exterior. "As crianças são mais vulneráveis que os adultos", disse o professor, defendendo ainda que a poluição pode parar o crescimento dos pulmões das crianças.

Stephen Holgate defende que há vários benefícios ao trocar o carro pelas pernas. "Mas os pais estão confusos, porque pensam que há menos poluição dentro dos veículos, do que dentro deles. O que não é verdade."

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22