sicnot

Perfil

Mundo

Cinco mortos em sismo na Guatemala

Moises Castillo

As equipas de emergência elevaram para cinco o número de mortos na Guatemala devido a um sismo de magnitude 6,6 que atingiu várias zonas do país na quarta-feira e causou também danos materiais.

O porta-voz dos Bombeiros Voluntários, Julio Sánchez, disse aos jornalistas que três novas vítimas mortais foram confirmadas, elevando o total para cinco -- quatro mulheres e um homem.

Duas pessoas morreram no departamento de Retalhuleu, um homem atingido por parte da fachada de uma igreja que caiu e uma mulher que sofreu um ataque cardíaco como consequência do sismo.

No departamento de San Marcos morreram outras duas mulheres, uma por fraturas causadas pela queda de objetos, e outra por paragem cardíaca, a mesma causa que matou a quinta vítima, em Quetzaltenango.

Os números são fruto de uma avaliação preliminar que se vai prolongar. Até agora foram contabilizados 609 afetados, 11 deslocados, sete feridos, 71 casas danificadas e 50 desmoronamentos.

O sismo de 6,6 registou-se às 01:19 de quarta-feira (08:29 do mesmo dia em Lisboa), com epicentro a 156,3 quilómetros a oeste-nordeste da Cidade da Guatemala, no departamento de San Marcos, fronteiriço com a região mexicana de Chiapas, embora tenha sido fortemente sentido na capital guatemalteca.Desde então registaram-se pelo menos dez réplicas, com magnitudes entre 3,8 e 5,1.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38

    País

    A SIC tem estado a acompanhar a viagem de um navio-patrulha da Marinha Portuguesa, que está em missão de fiscalização junto à Terra Nova, no Canadá. Nos últimos dias, o navio cruzou-se com embarcações de Vila do Conde, um encontro inesperado e feliz para quem anda há mais de um mês em alto mar. 

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22