sicnot

Perfil

Mundo

Norte-americano libertado em coma pela Coreia do Norte tem grave lesão neurológica

Bryan Woolston

Uma porta-voz de um hospital de Ohio afirmou que o estudante universitário norte-americano que foi libertado pela Coreia do Norte em estado de coma sofreu uma "grave lesão neurológica".

Kelly Martin, do Centro Hospital da Universidade de Cincinnati, disse que a condição de Otto Warmbier é estável desde que chegou ao hospital há dois dias.

O pai do jovem, Fred Warmbier, disse hoje que não acredita nas explicações fornecidas pela Coreia do Norte de que o coma foi resultado de botulismo e pílulas para dormir. Warmbier disse que é um alívio ter o filho em casa, nos braços de quem o ama, e falou da raiva àqueles que trataram o filho de forma brutal durante tanto tempo.

Otto Warmbier, libertado pela Coreia do Norte depois de ser condenado, no ano passado, a 15 anos de trabalhos forçados por ter roubado um cartaz num hotel, chegou na terça-feira ao estado do Ohio.

O avião que transportava o jovem norte-americano chegou pelas 22:20 de terça-feira (3:20 de hoje em Lisboa) a um aeroporto em Cincinnati, de onde foi levado para o hospital. Segundo os pais, o jovem de 22 anos está em coma há mais de um ano.

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, disse ainda que está a trabalhar para a libertação de outros três cidadãos norte-americanos detidos na Coreia do Norte.

Otto Warmbier foi condenado a 15 anos de trabalhos forçados pelo Supremo Tribunal norte-coreano em março do ano passado, depois de ter admitido ter roubado um cartaz decorado com uma palavra de ordem de cariz político num hotel em Pyongyang, onde estava hospedado, no âmbito de uma digressão em janeiro de 2016.

O jovem foi acusado de "atividades hostis" e conspiração contra a unidade da Coreia do Norte.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.