sicnot

Perfil

Mundo

Luta contra terrorismo em destaque na Cimeira do G20

Hannibal Hanschke

A cimeira dos 20 países mais industrializados do mundo, o G20, começa hoje em Hamburgo, na Alemanha, com uma reunião centrada na luta internacional contra o terrorismo.

Além dos temas tradicionais das cimeiras do G20, como a regulamentação dos mercados financeiros e o crescimento económico, a Alemanha, anfitriã do encontro, incluiu na agenda temas como as migrações, as regras do comércio global e a luta contra as alterações climáticas.

Pouco antes de uma reunião, quinta-feira à noite, com o Presidente dos EUA, Donald Trump, para tentar abrir o caminho para um acordo, Merkel reconheceu a existência de diferentes opiniões e "dúvidas", relativamente à questão da defesa do livre comércio e da rejeição do protecionismo, mas também sobre a luta global contra as alterações climáticas.

Além da cimeira em si, que decorre sexta-feira e sábado, realizam-se à margem dezenas de encontros bilaterais, como aquele que vai reunir, pela primeira vez, os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin.

Hamburgo recebe os lideres do G20, mas também pelo menos duas dezenas de manifestações contra as práticas e políticas dos países mais industrializados.

Mais de 19.000 polícias, apoiados por uma dezena de helicópteros, navios e mergulhadores, foram destacados para Hamburgo, norte da Alemanha, para garantir a segurança das 36 delegações internacionais que vão participar na Cimeira.

Lusa

  • Moutinho e Rafael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Lisboa vence prémio Capital Europeia Verde de 2020

    País

    A cidade de Lisboa venceu o prémio de Capital Europeia Verde de 2020, anunciou o comissário da União Europeia para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, numa cerimónia que decorreu em Nijmegen, na Holanda.