sicnot

Perfil

Mundo

Putin confia em melhoria das relações com Estados Unidos

POOL New

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse este sábado, em Hamburgo, após a reunião com o seu homólogo norte-americano, que confia numa melhoria das relações com os Estados Unidos.

O Chefe de Estado russo, que se reuniu com Donald Trump à margem da Cimeira do G20, que aconteceu em Hamburgo, no norte da Alemanha, reiterou não ter havido qualquer interferência russa nas eleições presidenciais norte-americanas.

"Parece.me que vamos, sim, reedificar as nossas relações da mesma forma como decorreu a nossa reunião, existem todas as bases para supor que poderemos reestabelecer, ainda que parcialmente, o nível de interação que necessitamos", disse Putin na conferência de imprensa no final da cimeira que reuniu as 20 maiores economias mundiais na cidade germânica.

Sobre o Chefe de Estado norte-americano, referiu que "o Trump da televisão é muito diferente da pessoa real" e precisou que Donald Trump "percebe adequadamente o seu interlocutor, analisa com rapidez, responde às perguntas e às questões que surgem no debate".

Quanto às relações pessoais com Donald Trump, considerou que "foram estabelecidas".

Putin assinalou que o seu homólogo questionou, não apenas uma vez, mas várias, a presumível ingerência da Rússia nas eleições presidenciais norte-americanas.

"A nossa posição é bem conhecida, e reiterei-a: não há nenhuma base para considerar que a Rússia interferiu no processo eleitoral", sublinhou o líder russo, acrescentando que, em seu entender, Trump "ficou satisfeito com as respostas".

Questionados pelos jornalistas se a Rússia ia interferir nas próximas eleições legislativas alemãs, Putin contestou, que se a Rússia não o fez nos Estados Unidos, por que o faria com a Alemanha e sublinhou as "boas relações" com Berlim, o seu principal parceiro comercial na Europa, e um dos principais no mundo, com quem partilha projetos, e citou o gasoduto Nord Stream II.

Moscovo não tem necessidade de interferir nos processos políticos internos de outros países, ao invés, por exemplo, de alguns meios europeus, que se metem constantemente nos assuntos internos da Rússia, sustentou.

Putin referiu-se também à proposta de Trump sobre a Polónia e os países da Europa central e Oriental, de distribuição de gás liquefeito para reduzir a sua dependência energética da Rússia. sublinhando que a defesa de Moscovo dos mercados abertos e de livre concorrência não deve ser politizada.

Lusa

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar diretamente a polémica em torno da lista das vítimas mortais de Pedrógão Grande, mas recorreu às cheias de 1967 para lembrar como as tragédias eram tratadas no tempo da ditadura. O Presidente da República defendeu que não é possível esconder a dimensão de uma tragédia num regime democrático. Há 50 anos, Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou de perto a forma como o regime tentou esconder a verdadeira dimensão do incidente.

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • À descoberta de Dago, o destroço mais visitado em mergulho de profundidade
    13:51
  • Uma viagem aérea pela aldeia histórica de Monsanto
    0:50
  • "Comecei por ajudar uma família que me pediu um plástico para se proteger"
    4:51
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35

    Mundo

    O Mar Mediterrâneo está sob a ameaça de se tornar uma lixeira com três mil toneladas de plástico a flutuarem entre a Europa e África. Há milhões de turistas a nadarem nestas águas e há espécies marinhas que já estão em perigo. No Chipre, os cientistas estão a tentar proteger tartarugas, cuja alimentação já é quase totalmente de plástico.

  • Deputado da Malásia diz que negar sexo ao marido é uma forma de abuso

    Mundo

    Um deputado malaio tem sido alvo de algumas críticas na internet, depois de ter dito que negar sexo a maridos é uma forma de abuso psicológico e emocional por parte das mulheres. As declarações de Che Mohamad Zulkifly Jusoh foram feitas durante um debate sobre as alterações às leis de violência doméstica, na quarta-feira.

    SIC