sicnot

Perfil

Mundo

Estado de saúde de dissidente chinês Liu Xiaobo agravou-se

O estado de saúde do dissidente chinês Liu Xiaobo agravou-se nas últimas horas com a falência de vários órgãos, informou esta terça-feira o hospital onde o prémio Nobel da Paz 2010 está internado.

Liu, 61 anos, tem uma infeção abdominal, peritonite, disfunção de órgãos e choque séptico, precisou o estabelecimento de saúde, adiantando que os médicos estão a fazer todos os esforços para lhe salvar a vida.

"O paciente continua a receber cuidados de emergência", indica num comunicado o hospital universitário de Shenyang (nordeste da China), que na segunda-feira tinha revelado que o opositor estava "num estado crítico".

Liu foi colocado em liberdade condicional e hospitalizado após ter sido diagnosticado em maio com um cancro do fígado em fase terminal.

Antes, tinha passado mais de oito anos preso, condenado por subversão.Pequim continua a recusar que o dissidente seja tratado no estrangeiro, apesar de vários países, entre os quais a Alemanha e o Reino Unido, terem voltado a apelar à China na segunda-feira para que permita a saída de Liu Xiaobo.

Questionado sobre este assunto, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Geng Shuang, apelou hoje àqueles países para "não interferirem nos assuntos internos da China, sob pretexto (de defender) um caso particular".

"Estou muito preocupado: ele arrisca-se a morrer preso, porque as autoridades chinesas rejeitam o seu pedido de ser tratado no estrangeiro (...) É muito triste e escandaloso ver um laureado com o prémio Nobel ser tratado deste modo", declarou à agência France-Presse Patrick Poon, responsável pela China da Amnistia Internacional.

O ativista, intelectual e dissidente foi detido por ter participado na redação de um manifesto conhecido por "Carta 08", em que se exigiam reformas fundamentais no regime chinês.

Lusa

  • Inglaterra estreia-se com vitória suada frente à Tunísia

    Mundial 2018 / Tunísia

    A seleção inglesa estreou-se no Mundial 2018 com um triunfo sobre a Tunísia por 2-1, com o golo da vitória a ser apontado já para lá do minuto 90. O jogo foi referente à 1.ª jornada do grupo G. Veja aqui os golos e os lances que marcaram o encontro.

  • O melhor golo do 5.º dia de Mundial

    Desporto

    Numa escolha feita pelos jornalistas de desporto e do site da SIC Notícias, mostramos-lhe o melhor golo deste quinto dia de Mundial. Foi apontado por Dries Mertens, na vitória da Bélgica sobre o Panamá por 3-0.

  • Salto de Cristiano Ronaldo inspira dança afro-beat

    Desporto

    Uma música humorística afro-beat, publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França.

  • Ronaldo no País dos Sovietes: As religiões praticadas na Rússia
    1:55
  • "Estamos a plantar fósforos"
    2:09

    Opinião

    O calor regressou esta segunda-feira em força e no terreno estiveram quase 1300 bombeiros a combater 70 fogos por todo o país. Depois da tragédia de Pedrógão Grande, o Presidente da República diz que a consciência do país mudou mas é preciso fazer mais. Já Miguel Sousa Tavares diz que o país está mais preparado para combater os incêndios do que alguma vez esteve. No entanto, o comentador da SIC diz que já foram plantados mais de "2500 hectares de eucaliptos" desde Pedrógão e que enquanto isso acontecer Portugal vai continuar a arder. 

    Miguel Sousa Tavares

  • Pai de Meghan Markle lamenta ser "nota de rodapé" no casamento real
    2:03
  • Quando as crianças fazem das suas... os pais é que pagam

    Mundo

    Quando as crianças fazem das suas, restam os pais para as castigar ou, em alguns casos, para sofrer as consequências desses atos. Quem o pode dizer é um casal norte-americano, que recebeu uma fatura de 132 mil dólares (cerca de 114 mil euros), depois de o filho ter derrubado uma estátua num centro comunitário.

    SIC