sicnot

Perfil

Mundo

Os países com mais (e menos) preguiçosos

Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Investigadores norte-americanos analisaram dados recolhidos um pouco por todo o mundo através dos smartphones para determinar qual o país quem tem mais preguiçosos. Em que lugar estarão os portugueses?

Dados recolhidos através de smartphones de 717.527 indivíduos de 111 países durante 68 milhões de dias revelam qual o nível de atividade física.

Em média, cada pessoa dá 4.961 passos por dia.

Hong Kong está no topo dos mais ativos, com 6.880 passos por dia. Os indonésios são os mais preguiçosos, dão apenas 3.513 passos.

E os portugueses? São dos europeus mais preguiçosos, com 4.744 passos por dia, abaixo da média mundial, bastante abaixo dos vizinhos espanhóis - 5.936 - e muito abaixo dos europeus mais ativos - os suecos, que estão em terceiro lugar do top mundial.

Stanford University

Luta contra a obesidade

Os dados recolhidos e analisados pela universidade norte-americana de Stanford são úteis para determinar a relação entre a atividade física e a obesidade - e a melhor forma de combater o excesso de peso.

A maioria dos telemóveis inteligentes tem um acelerómetro instalado que grava todos os passos dados pelo utilizador. Os investigadores utilizaram a aplicação Argus que gravou os passos de 717.527 pessoas.

"Este estudo é mil vezes maior que estudos anteriores sobre a atividade física das pessoas", garante o professor e investigador Scott Delp. "Há pesquisas fantásticas já realizadas, mas a nossa inclui mais países, muito mais pessoas e acompanha-as de forma mais regular", explicou à BBC.

Os resultados foram publicados na revista Nature.

  • Adolescentes portugueses são dos mais obesos da Europa
    1:28

    País

    Portugal está entre os 5 países europeus com mais adolescentes obesos. Um novo relatório da organização mundial de saúde apresentado hoje compara dados de 2002 e 2014 e conclui que a prevalência da obesidade nos adolescentes já é de 5% em Portugal. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o abandono da dieta mediterrânica, associado à crise económica nos países do Sul da Europa, contribuiu para o elevado nível de obesidade, com um insuficiente consumo de vegetais e um consumo de fruta a cair desde os últimos 12 anos.

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.