sicnot

Perfil

Mundo

Os países com mais (e menos) preguiçosos

Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Investigadores norte-americanos analisaram dados recolhidos um pouco por todo o mundo através dos smartphones para determinar qual o país quem tem mais preguiçosos. Em que lugar estarão os portugueses?

Dados recolhidos através de smartphones de 717.527 indivíduos de 111 países durante 68 milhões de dias revelam qual o nível de atividade física.

Em média, cada pessoa dá 4.961 passos por dia.

Hong Kong está no topo dos mais ativos, com 6.880 passos por dia. Os indonésios são os mais preguiçosos, dão apenas 3.513 passos.

E os portugueses? São dos europeus mais preguiçosos, com 4.744 passos por dia, abaixo da média mundial, bastante abaixo dos vizinhos espanhóis - 5.936 - e muito abaixo dos europeus mais ativos - os suecos, que estão em terceiro lugar do top mundial.

Stanford University

Luta contra a obesidade

Os dados recolhidos e analisados pela universidade norte-americana de Stanford são úteis para determinar a relação entre a atividade física e a obesidade - e a melhor forma de combater o excesso de peso.

A maioria dos telemóveis inteligentes tem um acelerómetro instalado que grava todos os passos dados pelo utilizador. Os investigadores utilizaram a aplicação Argus que gravou os passos de 717.527 pessoas.

"Este estudo é mil vezes maior que estudos anteriores sobre a atividade física das pessoas", garante o professor e investigador Scott Delp. "Há pesquisas fantásticas já realizadas, mas a nossa inclui mais países, muito mais pessoas e acompanha-as de forma mais regular", explicou à BBC.

Os resultados foram publicados na revista Nature.

  • Adolescentes portugueses são dos mais obesos da Europa
    1:28

    País

    Portugal está entre os 5 países europeus com mais adolescentes obesos. Um novo relatório da organização mundial de saúde apresentado hoje compara dados de 2002 e 2014 e conclui que a prevalência da obesidade nos adolescentes já é de 5% em Portugal. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o abandono da dieta mediterrânica, associado à crise económica nos países do Sul da Europa, contribuiu para o elevado nível de obesidade, com um insuficiente consumo de vegetais e um consumo de fruta a cair desde os últimos 12 anos.

  • Carro do suspeito de rapto de Maelys fotografado por radar a alta velocidade
    1:16

    Mundo

    Praticamente um mês depois do desaparecimento de Maelys de Araújo, as autoridades francesas continuam a fazer buscas para tentar encontrar a menina lusodescendetnte de 9 anos. Entretanto, um jornal francês revelou que o carro do homem suspeito de rapto terá sido fotografado, por um radar, a alta velocidade na noite do desparecimento.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Icebergue com 5.800 quilómetros quadrados está a deslocar-se na Antártida

    Mundo

    Um icebergue gigante está a deslocar-se na Antártida em direção ao mar de Weddell segundo as imagens de satélite reveladas. Trata-se do A68, um icebergue quatro vezes maior que a cidade de Londres. Com cerca de 5.800 quilómetros quadrados e triliões de toneladas, A68 é um dos maiores icebergues conhecidos.