sicnot

Perfil

Mundo

Nevões no Chile causam um morto, dois feridos e milhares de casas sem luz

ELVIS GONZALEZ

A capital chilena foi atingida, no sábado, pelo maior nevão da década, um fenómeno que causou um morto, dois feridos e deixou mais de 300 mil casas sem eletricidade.

Santiago do Chile amanheceu coberta de um manto branco após um intenso temporal de neve que caiu durante a madrugada.

O governador da região metropolitana, Juan Pablo Gómez, informou que um trabalhador do hospital Sótero del Río, em Santiago, morreu depois de escorregar por causa da neve e bater com a cabeça.

Duas pessoas foram eletrocutadas no bairro de La Florida, com um cabo elétrico que se quebrou, mas não correm perigo de vida, indicaram as autoridades.

Praticamente todos os bairros da capital foram afetados pelo temporal, ainda que os nevões mais fortes se tenham verificado nas zonas da cidade mais próximas da cordilheira dos Andes.

Segundo o gabinete nacional de emergências, 316.200 casas foram afetadas por um corte no abastecimento de eletricidade na região metropolitana, que inclui a capital.

A direção meteorológica do Chile tinha alertado para a chegada de uma onda de frio polar no centro do país, que poderia provocar tempestades de neve.As previsões indicam que não cairá mais neve na zona central do Chile, mas os termómetros vão continuar com temperaturas abaixo de zero.

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.