sicnot

Perfil

Mundo

Bombista suicida mata dois militares em ataque no Paquistão

BILAWAL ARBAB

Dois militares morreram e sete pessoas ficaram feridas, quando um bombista suicida atacou um veículo que transportava membros das forças paramilitares, informou hoje a polícia paquistanesa.

O ataque, perpetrado por um indivíduo num motociclo, ocorreu na zona tribal de Khyber, na fronteira com o Afeganistão, disse Imran Malik, superintendente da polícia no noroeste de Peshawar.

Um dos mortos no ataque era um major, acrescentou.

O principal grupo talibã do país (Tehrik-e-Taliban Pakistan) esteve por detrás do ataque, segundo um comunicado do porta-voz do grupo, Mohammad Khurasani, distribuído à imprensa.

O ataque ocorreu um dia depois de o exército do Paquistão ter anunciado uma operação militar em zonas tribais, no noroeste do país, contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI), cuja presença naquela zona foi sempre negada.

A força paramilitar, conhecida como Frontier Corps, luta na linha de frente contra militantes nas regiões tribais do Paquistão, que se estendem a centenas de quilómetros ao longo da fronteira com o Afeganistão.

Até 08 de junho passado, as autoridades paquistanesas negaram sempre a presença do EI no país.

Naquela data, o exército anunciou que tinha evitado que o grupo extremista se instalasse no país, na sequência de uma operação que matou 12 alegados rebeldes na província do Baluchistão, no sudoeste do Paquistão.

Um dia depois, o departamento de propaganda do EI anunciou que o grupo tinha assassinado dois cidadãos chineses, sequestrados pouco tempo antes, no sudoeste do país.

O EI reivindicou numerosos ataques em solo paquistanês, o último dos quais um duplo atentado, em finais de junho, na localidade de Parachinar, que matou 25 pessoas e feriu centenas.

Lusa

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.