sicnot

Perfil

Mundo

Estado de emergência na Turquia prolongado por mais três meses

(arquivo)

Umit Bektas

A Turquia prolongou esta segunda-feira por três meses o estado de emergência instaurado após o falhado golpe de Estado de 15 de julho de 2016, referiu a agência noticiosa pró-governamental Anadolou.

Sob proposta do Governo, o parlamento votou o prolongamento por mais três meses do estado de emergência instaurado em 20 de julho de 2016, e que expirava na próxima quarta-feira, indicou a Anadolu.

A medida já foi prologada três vezes, em outubro, janeiro e abril. Esta decisão surge dois dias após a evocação do fracassado golpe e que foi assinalado na Turquia por grandes concentrações em todo o país.

No âmbito do estado de emergência, as autoridades turcas desencadearam uma perseguição implacável aos presumíveis seguidores do clérigo Fethullah Gülen, acusado por Ancara de ter congeminado o golpe de força, e que o próprio continua a negar.

Para além dos presumíveis golpistas, as purgas também atingiram os opositores pró-curdos, os 'media' críticos e diversas organizações não governamentais.

No último ano, foram detidas mais de 50 mil pessoas e mais de 130 mil foram despedidas. Kemal Kiliçdaroglu, líder do Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata e principal força da oposição), exortou o governo no sábado a levantar o estado de emergência, que na sua perspetiva "se tornou permanente".

No entanto, o Presidente Recep Tayyip Erdogan já avisou que apenas será anulado "quando tiverem desaparecido todos os distúrbios".

Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.