sicnot

Perfil

Mundo

Estado de emergência na Turquia prolongado por mais três meses

(arquivo)

Umit Bektas

A Turquia prolongou esta segunda-feira por três meses o estado de emergência instaurado após o falhado golpe de Estado de 15 de julho de 2016, referiu a agência noticiosa pró-governamental Anadolou.

Sob proposta do Governo, o parlamento votou o prolongamento por mais três meses do estado de emergência instaurado em 20 de julho de 2016, e que expirava na próxima quarta-feira, indicou a Anadolu.

A medida já foi prologada três vezes, em outubro, janeiro e abril. Esta decisão surge dois dias após a evocação do fracassado golpe e que foi assinalado na Turquia por grandes concentrações em todo o país.

No âmbito do estado de emergência, as autoridades turcas desencadearam uma perseguição implacável aos presumíveis seguidores do clérigo Fethullah Gülen, acusado por Ancara de ter congeminado o golpe de força, e que o próprio continua a negar.

Para além dos presumíveis golpistas, as purgas também atingiram os opositores pró-curdos, os 'media' críticos e diversas organizações não governamentais.

No último ano, foram detidas mais de 50 mil pessoas e mais de 130 mil foram despedidas. Kemal Kiliçdaroglu, líder do Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata e principal força da oposição), exortou o governo no sábado a levantar o estado de emergência, que na sua perspetiva "se tornou permanente".

No entanto, o Presidente Recep Tayyip Erdogan já avisou que apenas será anulado "quando tiverem desaparecido todos os distúrbios".

Lusa

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.