sicnot

Perfil

Mundo

Apoiantes do Presidente e da oposição em confrontos na periferia de Nairobi

Odinga e apoiantes

Siegfried Modola / Reuters

Violentos confrontos eclodiram hoje em Mathare, na periferia da capital queniana, Nairobi, entre elementos da etnia kikuyu, do Presidente Uhuru Kenyatta, e apoiantes luo do opositor Raila Odinga, segundo verificou um fotógrafo da AFP.

Estes atos de violência surgiram quando os luo queimaram barracas de comerciantes kikuyu, o que resultou numa batalha campal entre os dois grupos.
Um homem foi severamente espancado com um pau e o seu corpo ficou caído no chão, de acordo com o fotojornalista, que acrescentou que o pessoal da Cruz Vermelha presente nas proximidades não conseguiu aceder imediatamente ao corpo porque os dois grupos continuavam a confrontar-se.
Esta situação surge depois da visita de Odinga a Mathare para ver a família de uma rapariga de 09 anos que foi morta a tiro no sábado de manhã neste bairro, quando se encontrava na varanda do quarto andar de um imóvel.
Anteriormente, Odinga deslocou-se ao bairro de Kibera, onde disse, diante de milhares de apoiantes entusiastas, que "não aceita os resultados das eleições presidenciais", que diz terem sido "roubados" por Kenyatta, o chefe de Estado cessante.
"Ainda não perdemos. Não vos abandonaremos", afirmou pedindo aos seus apoiantes para que não vão trabalhar na segunda-feira devido à presença massiva de forças de segurança.
Kenyatta foi reeleito na sexta-feira à noite para um segundo mandato de cinco anos como Presidente do Quénia, com 54,27% votos contra os 44,74% recolhidos por Odinga, segundo os resultados oficiais, que a oposição contesta e qualifica como uma "farsa" eleitoral.

Lusa

  • Os efeitos dos incêndios na natureza
    2:46

    País

    Cheias frequentes, erosão dos solos e contaminação dos rios e albufeiras são as previsões unânimes da comunidade científica para os próximos tempos, na sequência dos incêndios florestais. À SIC, o hidrobiólogo Adriano Bordalo Sá e o investigador de recursos florestais Rui Cortes alertam: é necessário começar a tratar da terra queimada o mais rapidamente possível.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta esta terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • O preconceito em relação aos transexuais
    34:09
  • "Isto destrói famílias"
    0:46
  • Falta de gado ameaça produção do queijo da Serra da Estrela
    3:35

    País

    A devastação provocada pelos últimos incêndios foi um rude golpe na economia da região Centro do país. Algumas empresas já começaram os trabalhos de reconstrução, mas os produtores de gado temem não conseguir repôr os animais, deixando em risco a produção do queijo Serra da Estrela.

  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.