sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Sul fará todos os esforços para reduzir a tensão com o Norte

O Governo da Coreia do Sul disse este domingo que fará "todos os esforços para reduzir a tensão" com a Coreia do Norte e que "está aberto ao diálogo" com o regime de Kim Jong-un.

"O Governo está a considerar todos os passos necessários para reduzir a tensão na península (da Coreia) e manter a paz a partir da forte aliança entre Seul e Washington", indicou hoje o vice-ministro da Unificação sul-coreano, Chun Hae-sung, durante um evento em Seul.

A escalada de tensão entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos atingiu na semana passada um nível explosivo, depois de Pyongyang ter ameaçado atacar a ilha norte-americana de Guam, no Pacífico Oriental, e de Washington ter respondido que está "pronto para o combate".

O vice-ministro assegurou que, "ao mesmo tempo, a Coreia do Sul deixará a porta aberta ao diálogo com o Norte e que fará vários esforços para resolver a tensão", segundo declarações recolhidas e divulgadas pela agência Yonhap.

Os duros confrontos verbais entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos estão a turvar os esforços do novo Governo de Seul de levar a cabo uma aproximação com Pyongyang, a quem propôs recentemente manter um diálogo militar, sem que tenha recebido uma resposta até ao momento.

Desde a sua chegada ao poder, em maio, o novo Presidente sul-coreano, o liberal Moon Jae-in, tem tentado melhorar os laços com a Coreia do Norte, estando também apostado em manter as sanções impostas ao regime de Kim Jong-un pelos testes de armamento.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.