sicnot

Perfil

Mundo

Líder do PSOE disponível para negociar reforma da constituição com Rajoy

Líder do PSOE disponível para negociar reforma da constituição com Rajoy

O líder do Partido Socialista espanhol diz que está disponível para, com o Governo de Mariano Rajoy, negociar um compromisso para reformar a constituição espanhola. Contudo, Pedro Sanchez avisa que tem de ser de forma a que a Catalunha permaneça sempre como parte de Espanha e nunca com vista a uma separação.

  • Rajoy fecha porta a diálogo com os independentistas da Catalunha
    0:48

    Mundo

    O presidente do Governo espanhol fechou esta quarta-feira a porta a qualquer hipótese de diálogo ou negociação com os independentistas da Catalunha. Mariano Rajoy disse no Parlamento de Madrid que não é possível dialogar ou negociar com a ilegalidade. O poder central endureceu a posição, 24 horas depois do presidente do governo catalão ter anunciado que adiava a declaração da independência.

  • Espanhóis divididos com impasse na Catalunha
    0:47

    Mundo

    Os espanhóis acordaram esta manhã para a incerteza que a declaração formal de independência da Catalunha traz ao país. A Imprensa espanhola realça independência "suspensa" à espera de "diálogo".O diário El País titula que a "Histórica sessão do parlamento para consumar a secessão" acaba por anunciar a "Independência a prazo que prolonga o caos na Catalunha".

  • Governo de Madrid vai pedir esclarecimentos a Barcelona
    2:48

    Mundo

    A situação na Catalunha está num impasse depois do líder do Governo catalão suspender a independência e dar tempo a Madrid para negociar. O Governo catalão garante que não vai esperar muito pela resposta de Madrid. Já esta manhã, Mariano Rajoy diz que antes de tomar qualquer decisão, vai pedir esclarecimentos a Barcelona.

  • Marcelo lembra que há "um Estado espanhol"
    1:05

    País

    O Presidente da República diz que a posição de Portugal em relação à Catalunha é a de que tudo corra bem a Espanha. Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta quarta-feira que o Governo português já manifestou que este é um assunto que diz respeito ao Estado espanhol.

  • Tensão nas ruas de Barcelona
    3:33

    Mundo

    A eventual declaração da independência da Catalunha agradou à maioria dos independentistas moderados. No entanto, a tensão aumentou nas ruas de Barcelona, com confrontos entre o corpo policial e alguns membros pró-independentistas mais radicais, como testemunharam os enviados especiais da SIC.

  • Racionamento da água é medida de último recurso
    2:35

    País

    O ministro do Ambiente acredita que não será necessário racionar a água na casa dos portugueses, se todos fizerem um uso racional desse consumo. Mas admite medidas concretas como a diminuição da pressão da água canalizada.

  • "O polvo está perfeitamente à rasca"
    1:45