sicnot

Perfil

Mundo

Supremo Tribunal da Índia dita que sexo com esposa menor de 18 anos é violação

Rupak De Chowdhuri / Reuters

O Supremo Tribunal da Índia ditou hoje que a relação sexual marital com uma mulher com menos de 18 anos constitui violação, uma decisão que os ativistas consideram ser um importante passo para pôr termo a casamentos com crianças.

A lei indiana definiu 18 anos como a idade mínima para mulheres casarem e para o sexo consentido, mas existem exceções e um homem pode ter relações sexuais, mesmo que forçadas, com uma menina de 15 anos, por exemplo, desde que ela seja sua mulher.

O tribunal determinou na quarta-feira que as relações sexuais envolvendo menores de 18 anos são violação.

Uma análise dos dados do mais recentes censos nacionais levada a cabo pela iniciativa de jornalismo de dados India Spend, citada pelo jornal The Guardian, estima que perto de 12 milhões de crianças indianas com menos de dez anos sejam casadas.

A maioria das meninas são pobres, de famílias rurais com pouco ou nenhum acesso a educação.

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52

    Desporto

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que um blogue associado ao Benfica partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14