sicnot

Perfil

Mundo

Brasil anuncia diminuição de 28% da taxa de desflorestação na Amazónia

O Brasil anunciou que a taxa de desflorestação nas suas áreas de conservação da Amazónia caiu 28% relativamente a 2016, tornando-se no segundo nível mais baixo em décadas.

O anúncio aconteceu na terça-feira à margem da conferência climática global em Bona, na Alemanha, quando a Grã-Bretanha e a Alemanha prometeram 81 milhões de dólares (68,9 mil milhões de euros) e 72 milhões de dólares (61,2 milhões de euros), respetivamente, para combater a desflorestação na região amazónica.

Segundo anunciou o Brasil, dados de satélite demonstram que 159 quilómetros quadrados de floresta protegida foram destruídos entre junho de 2016 e junho de 2017, enquanto a desflorestação registada no período homólogo anterior foi de 221 quilómetros quadrados.

O Brasil está sob pressão internacional, bem como a nível interno, para combater a desflorestação, que é ilegal no país, porque a Amazónia desempenha um papel fundamental no aproveitamento das emissões de carbono e na preservação da biodiversidade.

Lusa

  • Défice caiu mais de 2,6 mil milhões de euros até outubro

    Economia

    O défice das administrações públicas foi de 1.838 milhões de euros até outubro, bem abaixo dos cerca de 4.500 milhões de há um ano. É "uma melhoria de 2.664 milhões de euros" em relação ao mesmo período do ano passado, aponta o Ministério das Finanças.

  • O que têm ice tea, colas e leite com chocolate em comum? O PAN explica
    1:36
  • Vodafone Mexefest arranca hoje
    2:29