sicnot

Perfil

Mundo

Congresso analisa autoridade de Trump para lançar ataque nuclear

MARK R. CRISTINO / POOL

Pela primeira vez em 40 anos, o Congresso norte-americano analisa a autoridade do Presidente dos Estados Unidos da América para lançar um ataque nuclear. Liderada por um republicano, a audiência decorre no Senado e é promovida pela Comissão dos Negócios Estrangeiros.

Durante a sessão desta terça-feira, um ex-oficial da Força Aérea norte-americana defendeu que a ordem de lançamento de um ataque nuclear pode ser recusada, se for considerada ilegal.

O militar argumentou ainda que as forças armadas são obrigadas a seguir ordens legais, e não ilegais, e o mesmo se aplica ao armamento nuclear.

A última vez que o Congresso norte-americano debateu a questão foi em março de 1976, durante a Guerra Fria.

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52

    Desporto

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que um blogue associado ao Benfica partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14