sicnot

Perfil

Mundo

Congresso analisa autoridade de Trump para lançar ataque nuclear

MARK R. CRISTINO / POOL

Pela primeira vez em 40 anos, o Congresso norte-americano analisa a autoridade do Presidente dos Estados Unidos da América para lançar um ataque nuclear. Liderada por um republicano, a audiência decorre no Senado e é promovida pela Comissão dos Negócios Estrangeiros.

Durante a sessão desta terça-feira, um ex-oficial da Força Aérea norte-americana defendeu que a ordem de lançamento de um ataque nuclear pode ser recusada, se for considerada ilegal.

O militar argumentou ainda que as forças armadas são obrigadas a seguir ordens legais, e não ilegais, e o mesmo se aplica ao armamento nuclear.

A última vez que o Congresso norte-americano debateu a questão foi em março de 1976, durante a Guerra Fria.

  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • SC Braga volta a vencer e avança na Liga Europa
    2:26
  • Vitória complica contas do apuramento
    1:30