sicnot

Perfil

Mundo

Líder da Coreia do Norte homenageia pai no sexto aniversário da sua morte

Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte

KCNA KCNA

O líder da Coreia do Norte visitou o mausoléu que guarda o corpo embalsamado do pai, Kim Jong-il, por ocasião do sexto aniversário da sua morte, informaram hoje os media norte-coreanos.

Como é habitual nesta efeméride, Kim Jong-un deslocou-se ao Palácio do Sol de Kumsusan, em Pyongyang, onde também se encontra o corpo do avô e fundador do regime, Kim Il-sung, que morreu em 1994. Kim Jong-il, conhecido por "querido líder", governou a Coreia do Norte com mão de ferro durante 17 anos, desde 1994 até à sua morte, em 2011, altura em que o jovem Kim Jong-un assumiu o poder do hermético país asiático.

Kim Jong-un afirmou, durante a visita ao mausoléu, que vai lutar "com maior determinação" para que a Coreia do Norte seja um país "politicamente independente e autossuficiente em termos económicos e ao nível da defesa", segundo um breve comunicado publicado pela agência estatal de notícias KCNA.

Tanto a KCNA como o principal diário norte-coreano, o Rodong Shinmun, publicaram uma fotografia de Kim a prestar homenagem e outra de uma oferenda floral colocada em frente das estátuas de Kim Jong-il e de Kim Il-sung.

Lusa

  • Uma viagem pela Estrada Nacional 236
    2:52
  • A reconstrução depois da tragédia de Pedrógão
    2:43