sicnot

Perfil

Mundo

Trump aconselha a usar "um pouco" do aquecimento global para combater o frio no leste dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos voltou a usar o Twitter para publicar uma mensagem irónica e polémica. Com a vaga de frio que está a afetar em especial a zona leste do país, Donal Trump considera que os americanos poderão usar "um pouco" do aquecimento global para se aquecerem na noite de ano novo, para a qual é esperado um recorde de baixas temperaturas.

"No leste, pode ser a noite de fim de ano mais fria até agora registada. Talvez pudéssemos usar um pouco desse bom velho aquecimento global pelo qual o nosso país, não os outros, ia pagar biliões de dólares para combater. Agasalhem-se!", escreveu Trump no Twitter.

O Presidente norte-americano referiu-se assim à vaga de frio que se vive há dias no nordeste e oeste dos Estados Unidos e que deverá agravar-se este fim de semana.

Em muitos municípios foram registados recordes de temperaturas negativas, como Embarrass e Cotton, no Minesota, Watertown, em Nova York, ou Detroit, no Michigan.

Nos próximos dias esperam-se temperaturas ainda mais baixas, ventos árticos e neve em boa parte do país.

Donald Trump parece ignorar a diferença entre o tempo e o clima. O tempo diz respeito às condições atmosféricas durante um curto período, enquanto o clima é uma visão mais longa dos padrões climáticos.

Com a sua mensagem sobre a vaga de frio, Trump revive a sua particular polémica sobre o aquecimento global, cuja existência negou e disse que era uma invenção da China para prejudicar a indústria americana.

Trump retirou em junho os Estados Unidos do Acordo de Paris, numa controversa decisão que deixou o país como o único do mundo de fora do tratado sobre as alterações climáticas.

Com Lusa

  • A casa dos horrores
    7:57
  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45

    País

    Durante a abertura do ano judicial, a Procuradora-Geral da República e o presidente do Supremo Tribunal aproveitaram para deixar um recado à ministra da Justiça: é urgente aprovar o novo estatuto de juízes e magistrados. O presidente do Supremo diz que é injusta a má imagem da Justiça e pediu contenção aos magistrados.

  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38