Mundo

Açúcar prejudica o cérebro e altera o raciocínio

© Rick Wilking / Reuters

Consumir alguns tipos de açúcar pode diminuir drasticamente o raciocínio. Cientistas neozelandeses encontraram provas dos malefícios do "coma de açúcar".

Investigadores da Universidade de Otago na Nova Zelândia decidiram examinar como os vários tipos de açúcar afetam as capacidades cognitivas.

Foram testados três tipos de açúcar em 49 pessoas: sacarose, glicose e frutose (açúcar da fruta) e adoçante artificial. Os voluntários submeteram-se então a testes simples de aritmética e os que tinham ingerido sacarose e glicose tiveram piores resultados.

"O nosso estudo revela que o 'coma de açúcar' é um fenómeno que existe realmente, quando o nível de atenção diminui após a ingestão de glicose", afirma a autora da investigação, Mei Peng, publicada na revista Physiology & Behaviour.

"São precisos mais estudos para quantificar como diferentes regiões do cérebro se alteram após a ingestão de açúcar", refere a investigadora.

  • Benfica promete queixa-crime contra quem divulgou contratos de Castillo e Ferreyra
    1:26

    Desporto

    Um blog divulgou na internet os valores dos contratos de dois dos reforços do Benfica, Castillo e Ferreyra. O clube da Luz promete agir judicialmente contra quem divulgou estas informações. A SIC sabe que devido à gravidade dos factos a Liga de Clubes está a considerar suspender os funcionários da instituição até que este caso seja esclarecido.

  • Donald Trump envolvido em mais uma polémica
    1:49
  • Caminhada de 20 quilómetros até ao trabalho valeu um carro

    Mundo

    Quando o carro de Walter Carr deixou de funcionar um dia antes do primeiro dia de trabalho numa empresa de mudanças, ele não desistiu nem ligou a dizer que ia faltar. Saiu de casa à meia-noite e fez mais de 20 quilómetros a pé para chegar a horas. No final recebeu uma recompensa.

    SIC