sicnot

Perfil

Mundo

Açúcar prejudica o cérebro e altera o raciocínio

© Rick Wilking / Reuters

Consumir alguns tipos de açúcar pode diminuir drasticamente o raciocínio. Cientistas neozelandeses encontraram provas dos malefícios do "coma de açúcar".

Investigadores da Universidade de Otago na Nova Zelândia decidiram examinar como os vários tipos de açúcar afetam as capacidades cognitivas.

Foram testados três tipos de açúcar em 49 pessoas: sacarose, glicose e frutose (açúcar da fruta) e adoçante artificial. Os voluntários submeteram-se então a testes simples de aritmética e os que tinham ingerido sacarose e glicose tiveram piores resultados.

"O nosso estudo revela que o 'coma de açúcar' é um fenómeno que existe realmente, quando o nível de atenção diminui após a ingestão de glicose", afirma a autora da investigação, Mei Peng, publicada na revista Physiology & Behaviour.

"São precisos mais estudos para quantificar como diferentes regiões do cérebro se alteram após a ingestão de açúcar", refere a investigadora.

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27