sicnot

Perfil

Mundo

Estrelas do desporto reagem a anúncio "racista" da H&M

Um anúncio da empresa de vestuário sueca H&M está a gerar polémica, por ser considerado de teor racista, e levou mesmo duas figuras do desporto a reagir, em tom crítico, nas redes sociais.

No anúncio, entretanto removido da internet, era publicitada uma sweatshirt para crianças, vestida por um modelo de origem africana, em que se podia ler "Coolest monkey in the jungle" (em português, "O macaco mais fixe da selva").

A imagem tornou-se viral nas redes sociais, mas não pelas melhores razões. Centenas de internautas acusaram a campanha de ser "racista" e "insultuosa":

Por outro lado, houve também quem dissesse não compreender as acusações e considerasse que quem estava a ser racista era quem via racismo no anúncio:

A polémica e consequente dimensão ganha pela partilha da imagem motivou reações por parte de duas das principais figuras do futebol e do basquetebol - o belga Romelu Lukaku e o norte-americano LeBron James.

Lukaku, jogador de 24 anos do Manchester United, partilhou a imagem no Instagram com a mesma criança e a mesma blusa, mas com a frase "Black is beautiful", acompanhada da legenda "És um príncipe prestes a tornar-se rei. Não deixes que ninguém te diga o contrário":

Instagram

Já LeBron James, figura maior dos Cleveland Cavaliers, partilhou a mesma imagem mas com duas coroas e a mensagem "Rei do mundo". Na legenda, James pede à H&M que "atine" e defende que os afro-americanos vão ter sempre de "quebrar barreiras, provar às pessoas que estão erradas e esforçar-se ainda mais" para provar que merecem o lugar que alcançaram:

Instagram

Em comunicado, a H&M anunciou a remoção da imagem e deixou um pedido de desculpas.

  • Isto não é não jornalismo. Por Ricardo Costa

    Opinião

    Uma das decisões mais banais e corriqueiras do jornalismo assenta nas escolhas que se fazem no dia a dia. Que temas se abordam, que destaque se dá a este ou aquele assunto, que ângulos de abordagem se usam. São opções condicionadas por uma série de fatores - que vão do interesse e da novidade até questões tão básicas como o haver ou não jornalistas com tempo, meios e conhecimentos para o fazerem -, que estão e estarão na base de qualquer dia de trabalho numa redação.

    Ricardo Costa

  • Bruxelas multa Altice em 125 M€ devido à compra da PT

    Economia

    Os Serviços da Concorrência da Comissão Europeia decidiram multar a Altice em 125 milhões de euros no âmbito da compra da PT Portugal. Bruxelas avançou com a multa à Altice por ter começado a gerir a PT antes do negócio ter sido aprovado pela Comissão Europeia.

  • "Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
    0:57

    Economia

    O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.