sicnot

Perfil

Mundo

Estrelas do desporto reagem a anúncio "racista" da H&M

Um anúncio da empresa de vestuário sueca H&M está a gerar polémica, por ser considerado de teor racista, e levou mesmo duas figuras do desporto a reagir, em tom crítico, nas redes sociais.

No anúncio, entretanto removido da internet, era publicitada uma sweatshirt para crianças, vestida por um modelo de origem africana, em que se podia ler "Coolest monkey in the jungle" (em português, "O macaco mais fixe da selva").

A imagem tornou-se viral nas redes sociais, mas não pelas melhores razões. Centenas de internautas acusaram a campanha de ser "racista" e "insultuosa":

Por outro lado, houve também quem dissesse não compreender as acusações e considerasse que quem estava a ser racista era quem via racismo no anúncio:

A polémica e consequente dimensão ganha pela partilha da imagem motivou reações por parte de duas das principais figuras do futebol e do basquetebol - o belga Romelu Lukaku e o norte-americano LeBron James.

Lukaku, jogador de 24 anos do Manchester United, partilhou a imagem no Instagram com a mesma criança e a mesma blusa, mas com a frase "Black is beautiful", acompanhada da legenda "És um príncipe prestes a tornar-se rei. Não deixes que ninguém te diga o contrário":

Instagram

Já LeBron James, figura maior dos Cleveland Cavaliers, partilhou a mesma imagem mas com duas coroas e a mensagem "Rei do mundo". Na legenda, James pede à H&M que "atine" e defende que os afro-americanos vão ter sempre de "quebrar barreiras, provar às pessoas que estão erradas e esforçar-se ainda mais" para provar que merecem o lugar que alcançaram:

Instagram

Em comunicado, a H&M anunciou a remoção da imagem e deixou um pedido de desculpas.

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Grafitter morre após cair do telhado da estação de Sete Rios
    0:57

    País

    Um grafitter morreu no sábado na estação intermodal de Sete Rios, em Lisboa. O jovem caiu de uma altura de seis metros, enquanto fazia um grafitti. As autoridades terão sido alertadas por um amigo, mas quando o INEM chegou o jovem de 21 anos já estava morto.

  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.