sicnot

Perfil

Mundo

Movimento pela independência da Catalunha pede a Madrid que não repita erros do passado

Movimento pela independência da Catalunha pede a Madrid que não repita erros do passado

O movimento pela independência da Catalunha lançou esta sexta-feira um apelo ao Governo espanhol para que reconheça o futuro governo da região. Os responsáveis do movimento reuniram-se em Bruxelas com Carles Puigdemont. A porta-voz do movimento, Elsa Artadi, pede ao Governo de Madrid que não repita os erros do passado.

O encontro realizou-se nas vésperas de o presidente regional escolher o novo Executivo, na sequência das eleições de dezembro. A sessão no Parlamento de Barcelona está marcada para quarta-feira e é altamente provável que Puidgemont seja eleito chefe do Governo catalão, embora corra o risco de ser detido, caso regresse a Espanha.

O movimento pela indepedência da Catalunha lança, por isso, um apelo a todos os independentistas, para que se unam em torno de Puidgemont, e ao Governo espanhol, para que não repita os erros do passado.

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57