sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte quer intensificar relações com Coreia do Sul

KCNA KCNA

A Coreia do Norte quer a intensificação das relações com a Coreia do Sul, considerando que um clima conciliatório e a unificação da península só é possível promovendo o contacto, a cooperação e o intercâmbio.

Pyongyang defendeu hoje que "a atmosfera de reconciliação e unidade não se estabelece por si mesma mas através de contacto, cooperação e intercâmbios", num artigo publicado no diário estatal Rodong Sinmun, no qual se acrescenta: "hoje, a questão da unidade da nossa nação é mais urgente do que nunca".

No texto, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, defende a promoção ativa desse clima conciliador, segundo declarações recolhidas pelo jornal, no qual se assegura que "a porta do diálogo permanecerá aberta para qualquer pessoa da Coreia do Sul, incluindo os membros do partido no poder, a oposição, grupos e empresas individuais".

O jornal dá conta ainda da reunião de alto nível entre Pyongyang e Seul realizada na última terça-feira, resultado dos "esforços ativos" da Coreia do Norte.

"Em que direção se moverá no futuro esta relação norte-sul dependerá de como as autoridades sul-coreanas tentem criar uma atmosfera de reconciliação e unificação nacional", diz-se no jornal.

O artigo surge num momento de melhores relações entre os dois países, que se reuniram na terça-feira, a primeira vez em mais de dois anos, para discutir a participação da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de Inverno, na Coreia do Sul.

Lusa

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27