sicnot

Perfil

Mundo

Jovem salta para o volante do autocarro da escola e evita acidente nos EUA

Mike Blake

Uma tragédia pode ter sido evitada no estado norte-americano do Texas, graças ao raciocínio rápido de um jovem de 13 anos. Em causa estava um autocarro escolar, conduzido por um homem que começou a sofrer uma "emergência médica" e a desviar-se da estrada. O jovem do 7.º ano afastou o condutor e saltou para o volante, o tempo suficiente para parar o veículo em segurança e salvar os outros seis colegas.

O caso aconteceu esta terça-feira, na cidade norte-americana de La Grange.

Um autocarro escolar seguia com sete crianças e o condutor, até que este começou a ter uma "emergência médica", segundo a estação televisiva norte-americana KVUE.

"Ele estava a desviar-se do caminho e quase bateu contra vários carros", disse Karson Vega à estação televisiva. "Nós estávamos no autocarro e percebi que ele começou a sair da estrada. (...) acabou por se enfiar várias vezes em valas." Explicou o jovem do 7.º ano.

Numa altura em que se aproximavam da ponte sobre o rio do Colorado, Karson Vega tentou pedir ao condutor que parasse, mas o homem parecia que estava "prestes a desmaiar". O jovem de 13 anos afastou o homem e meteu-se ao volante, controlando o autocarro escolar e parando em segurança. A ação permitiu salvar os colegas.

Na mesma altura, outro estudante ligava para as autoridades a relatar o acontecimento e tentava manter os colegas calmos.

As autoridades não revelaram a natureza da "emergência médica" do condutor, mas revelaram à KVUE que o homem estava a recuperar e a fazer vários exames para determinar se pode ou não continuar a conduzir.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.