sicnot

Perfil

Mundo

Grisalho, ruivo ou careca, os novos emojis de 2018

Emojipedia

São 157 os novos emojis lançados em 2018, a lista inclui um grisalho, outro ruivo, de cabelo encaracolado ou careca. E os famosos emojis animados vão finalmente chegar a todos os smartphones, anunciu esta semana a Consórcio Unicode, organização responsável pela definição do padrão global para estes ícones.

Os emojis que se estreiam este ano devem entrar em ação entre agosto e setembro. O novo pacote de símbolos e carateres, o Emoji 11.0, ficará disponível em junho e a partir daí cada plataforma poderá adaptar esses modelos aos seus padrões gráficos.

Depois da possibilidade de mudar o tom de pele, os emojis deste ano trazem a grande novidade de mudar o tipo de cabelo (ruivo, encaracolado, grisalho)ou mesmo de escolher um emoji careca.

Há também outras partes do corpo humano a merecerem novas imagens: perna, pé, testa, osso e dente.

Os animais e os alimentos aumentaram substancialmente a lista de representantes:

Mosquito Manga
Hipopótamo Alface
Canguru Bagel
Texugo Torta
Cisne Cupcake
Pavão Saleiro
Papagaio
Lagosta
Guaxinim
Lama

Há ainda outros objetos e novas expressões a completarem a lista de 157 novos ícones (todos na imagem em baixo):

Emojipedia.org

Emojipedia.org

A carinha com um chapéu de festa e outro emoji apaixonado, corado e rodeado por quatro corações, são ícones que vão permitir mensagens diferentes este ano,

"Os emojis são um tipo de linguagem em crescimento (...) Quando pára de crescer e se adapta, um idioma morre", considerou à Associated Press Lauren Collister, especialista em linguagem e comunicação da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Crescer e adaptar-se não parece ser um problema na linguagem dos emojis.

O iPhone X da Apple foi o primeiro a começou a permitir enviar animojis, emojis animados que imitam expressões faciais e conseguem falar. Uma funcionalidade que entretanto já não está limitada aos iPhones e que em 2018 vai ser alargada a todos os smartphones.

As novidades que surgiram em 2017 incluíam personagens neutros em termos de género, uma mulher a amamentar e uma mulher com um hijab.

Este vocabulário em expansão já deu origem a um filme, concursos de histórias e livros escritos em emoji. A obra "Moby Dick" já foi traduzida para "Emoji Dick".

Em 2015, o "rosto com lágrimas de alegria" foi a palavra do ano do Dicionário Oxford.

O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque adicionou um conjunto de emojis original à sua coleção permanente.

  • Que emojis podemos esperar em 2018

    Mundo

    A cada ano que passa, surgem novos emojis. O Consórcio Unicode, encarregado de definir o padrão global para estes ícones, já divulgou alguns dos que se vão estrear em 2018. Esta nova forma de comunicação, que até já deu origem a um filme, pode vir também a ter outras funcionalidades no ano que está prestes a começar.

  • Emoji eleito palavra do ano do Dicionário Oxford

    Cultura

    Pela primeira vez, a "palavra do ano" não é uma palavra. Todos os anos, o Dicionário Oxford elege a palavra com maior "significado cultural", que ao longo de 12 meses atraiu as atenções. Este ano, a eleita foi uma imagem pictográfica - um "emoji" que representa um rosto com lágrimas de alegria.

  • Incêndio em fábrica de congelados em Viseu continua ativo
    0:29

    País

    O incêndio que deflagrou esta manhã numa fábrica de produtos congelados em Viseu continua ativo no pavilhão principal. De acordo com o segundo comandante dos Bombeiros Municipais de Viseu, trata-se de um trabalho "demorado e difícil porque a estrutura está abalada". Contudo, os bombeiros conseguiram que o fogo não se propagasse a outros edifícios.

  • Nova fábrica de medicamentos inaugurada na Amadora
    1:36

    País

    Uma nova fábrica de produção de fármacos foi inaugurada esta terça-feira, na Amadora. O espaço dedica-se em exclusivo à produção de um medicamento inovador, para o tratamento do excesso de potássio no sangue.