sicnot

Perfil

Mundo

Embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém abre em maio

Ammar Awad

Dois responsáveis da administração de Donald Trump disseram esta sexta-feira que a nova embaixada norte-americana em Jerusalém abrirá em maio de 2018 para coincidir com o 70.º aniversário da independência de Israel.

Os responsáveis, que não quiseram ser identificados, adiantaram que o Congresso norte-americano será notificado esta sexta-feira da mudança iminente.

O secretário de Estado, Rex Tillerson, assinou o plano de segurança para a nova embaixada na quinta-feira.Segundo a agência noticiosa Associated Press, nos primeiros tempos, "a embaixada consistirá apenas em alguns escritórios dentro de instalações norte-americanas em Jerusalém".

Durante a sua visita a Israel em janeiro, o vice-Presidente norte-americano, Mike Pence, tinha dito que a nova embaixada deveria abrir até ao final de 2019.

O Presidente Donald Trump anunciou a 6 de dezembro o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e a mudança da embaixada norte-americana de Telavive para a cidade considerada santa por cristãos, judeus e muçulmanos.

O anúncio foi contestado pela generalidade da comunidade internacional.

Israel ocupou Jerusalém Oriental em 1967 e anexou-a em 1980, contra a posição da comunidade internacional. Os palestinianos reivindicam Jerusalém Oriental como capital do futuro Estado da Palestina a que aspiram.

Lusa

  • França vence o Peru e apura-se para os oitavos de final do Mundial

    Mundial 2018 / França

    A França venceu o Peru num encontro da 2.ª jornada do grupo C do Mundial 2018. Aos 34 minutos, Pogba passou para Giroud na esquerda, que tentou de pronto o remate, mas a bola saiu prensada por um defesa e chegou até à boca da baliza, onde apareceu Mbappé que praticamente só tem que encostar para pôr a França em vantagem no marcador. Ainda na primeira parte, Lucas Hernández tentou, por duas vezes consecutivas, marcar o segundo golo da França. Na segunda parte, o peruano Farfán ainda rematou várias vezes à baliza de Hugo Lloris, mas sem êxito.

  • Colisão mortal no IC1 perto da Marateca
    1:51
  • Portugal e Espanha empatados em tudo... menos nos amarelos
    1:42
  • Fase de grupos é o "momento mais crítico", diz Fernando Santos
    0:21