Mundo

As gotas que podem vir a substituir as lentes de contacto ou os óculos

(Arquivo)

Akhtar Soomro

Já imaginou não ter de usar óculos ou lentes de contacto? Uma equipa de investigadores de Israel deu um passo nessa direção ao inventar as "nanogotas", uma solução que pode vir a eliminar a necessidade de usar óculos ou lentes. As gotas para os olhos ainda só foram testadas em animais, mas os resultados mostraram uma melhoria das condições de miopia e hipermetropia.

A investigação foi feita por especialistas do Centro Médico de Shaare Zedek, em Jerusalém, em conjunto com cientistas da Universidade de Bar-Ilan, e foi apresentada em fevereiro numa conferência com mais de 350 profissionais de saúde.

Segundo o The Jerusalem Post, um dos responsáveis pelo estudo, David Smadja, revelou que a equipa desenvolveu as gotas para os olhos a partir da nanotecnologia, ou seja, através da manipulação da matéria a uma escala atómica e molecular.

O oftalmologista garantiu ainda revolucionar o tratamento dos problemas de visão, como a miopia (dificuldade em ver ao longe) ou a hipermetropia (dificuldade em ver ao perto).

"Este é um novo conceito para corrigir problemas refratários", defendeu David Smadja, citado pelo diário israelita.

O modo de utilização seria feito a partir de uma aplicação no telemóvel, que iria medir a refração ocular e administrar um género de carimbo a laser na córnea do paciente. Contudo, o oftalmologista não especificou a regularidade que as "nanogotas" teriam de ser usadas, nem os possíveis efeitos secundários.

A solução e o método de administração foi testado em 10 porcos e o tratamento resolveram os problemas de visão dos animais.

O teste em seres humanos será feito ainda este ano e, se resultar, "as nanogotas" podem vir a eliminar a necessidade de usar óculos ou lentes.

  • Qual foi a parte que não perceberam?

    Opinião

    Pedro Cruz

    Hoje, no parlamento, Manuel Pinho citou Merkel: "qualquer dia, o cidadão comum não percebe o que dizem os políticos". Não, sr. ex-ministro. Não é qualquer dia, senhora Chanceler. Há muito que os cidadãos eleitores – prefiro chamar-nos assim – não entendem o que dizem os políticos.

    Pedro Cruz

  • Crédito automóvel acelera
    1:05

    Economia

    Vendem-se cada vez mais carros em Portugal e os portugueses estão a pedir mais empréstimos para os comprar. Têm sido feitos cerca de 600 créditos por dia, o número mais elevado desde que há registo e que poderá estar relacionado com a subida dos impostos sobre veículos prevista para setembro.

  • Três feridos dos incêndios de outubro ainda continuam internados
    1:07

    País

    Continuam internadas três vítimas dos incêndios de outubro do ano passado, entre elas uma menor, de 12 anos, no Hospital Pediátrico de Coimbra. Os outros dois feridos estão no Centro de Reabilitação da Tocha. Nove meses depois, as vítimas dos fogos continuam a ser acompanhadas em consultas de cirurgia plástica, fisioterapia e reabilitação e a nível psicológico em centros de saúde e por equipas de saúde mental comunitária.

  • Marcelo confiante na "presidência inspiradora" de Cabo Verde na CPLP
    0:40

    País

    O Presidente da República português mostra-se muito confiante nesta nova fase que se abre à CPLP, com a nova presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que passa do Brasil para Cabo Verde. À SIC, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que, em Brasília, havia muitas questões pendentes mas agora há "um clima muito positivo entre os membros da CPLP, com maior peso na comunidade mundial".