sicnot

Perfil

Mundo

O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

Ilya Naymushin

Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

O caso aconteceu na semana passada, quando, às duas da manhã, uma mulher dirigiu-se ao quartel de bombeiros de Wayne Township, em Indianápolis, com o guaxinim num estado "letárgico".

Em entrevista ao The Washington Post, o porta-voz dos bombeiros revelou que a mulher estava em pânico com o estado do seu animal de estimação e que foi ela própria quem confessou que o guaxinim estava sob o efeito de drogas.

"Adoramos ajudar, especialmente quando se trata de animais. Temos muitas pessoas no quartel que adoram animais", disse Michael Pruitt. "Mas neste caso, os bombeiros recomendaram apenas que a mulher esperasse até o efeito passar."

A dona disse que o animal tinha invadido a cultivação de algum vizinho. O uso de marijuana não é legal no estado norte-americano do Indiana, o que levou o porta-voz dos bombeiros a brincar com a situação, dizendo que o guaxinim terá "ido até ao Colorado, sem ninguém saber".

Apesar de não ser normal encontrar um guaxinim drogado num quartel de bombeiros, não é assim tão estranho animais estarem sob o efeito de drogas. De acordo com o jornal norte-americano, os veterinários vêem cada vez mais estas situações, em cães, pelo menos. Contudo, os episódios são raramente fatais.

Os veterinários dizem mesmo que o conselho dos bombeiros resulta na maior parte dos casos: os animais têm de esperar que o efeito passe.

O incidente foi divulgado no Facebook pelo Departamento de Bombeiros de Wayne Township, a que chamou de "melhor história do dia".

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos 8 jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • Rui Rio alerta que violações do segredo de justiça ameaçam democracia
    2:16

    País

    Rui Rio diz que não pede demissões "a cada esquina" e prefere aguardar pelas respostas do ministro Adjunto Siza Vieira, sobre o alegado conflito de interesses com os acionistas chineses da EDP. O líder do PSD esteve esta terça-feira reunido com a direção nacional da Polícia Judiciária, onde defendeu que a violação do segredo de justiça é insustentável e ameaça o regime democrático.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47