sicnot

Perfil

Opinião

Ana Gomes e Jaime Gama "deviam ser ouvidos" sobre escolha de Pereira Gomes

Ana Gomes e Jaime Gama "deviam ser ouvidos" sobre escolha de Pereira Gomes

Luís Marques Mendes considera que a Ana Gomes e Jaime Gama deviam ser ouvidos no Parlamento sobre a escolha de Júlio Pereira Gomes para chefiar as secretas. O comentador da SIC diz que a então embaixadora de Portugal na Indonésia e o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros podem ajudar a esclarecer as dúvidas sobre a atuação de Pereira Gomes.

O antigo diplomata, que chefiava a missão portuguesa em Timor em 1999, é acusado de ter abandonado o país devido à onda de violência entre as forças indonésias e as milícias timorenses depois do referendo para a independência de Timor.

  • "Não tenho nenhuma razão para alterar a decisão que tomei"
    2:42

    País

    António Costa não vê motivo para desistir da escolha de José Júlio Pereira Gomes para chefiar o Sistema de Informações da República. O Presidente da República prefere ser mais prudente e diz que vai esperar pela audição no Parlamento. O PSD fez saber que está apreensivo e o Bloco de Esquerda pede mesmo ao primeiro-ministro para voltar atrás com a escolha.

  • Novo chefe das "secretas" criticado pelo comportamento em Timor-Leste
    2:34

    País

    O escolha do primeiro-ministro para chefiar as "secretas" está a provocar polémica. Várias vozes consideram que José Júlio Pereira Gomes não serve para as funções devido ao comportamento em Timor-Leste, na altura da violência indonésia. O diplomata que representava Portugal é acusado de ter fugido e abandonando dezenas de pessoas "à sua sorte".

  • Costa mantém confiança no novo chefe das Secretas
    0:43

    País

    O primeiro-ministro mantém a confiança em José Júlio Pereira Gomes, escolhido para o cargo de secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa. A declaração de António Costa surge após José Júlio Pereira Gomes ter sido acusado de forçar a saída de uma missão portuguesa e de abandono de timorenses.

  • Fogos em OIeiros concentram mais meios

    País

    Os fogos em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, são os mais preocupantes esta manhã para a Proteção Civil. São dois incêndios que mobilizam cerca de quinhentos bombeiros.

    Em atualização

  • Mulher muçulmana agredida por jovens em Madrid

    Mundo

    Uma mulher muçulmana de 38 anos ficou ferida depois de ter sido agredida por "dois ou três jovens" na quarta-feira junto à entrada da estação de metropolitano de Usera, em Madrid, disse hoje à Efe a Polícia Municipal.

  • Tufão Hato fez 16 mortos na China e Macau
    1:20
  • Festival EDP Vilar de Mouros começa hoje
    2:56

    Cultura

    Começa hoje o EDP Vilar de Mouros. O festival, que já tem mais 30% de bilhetes vendidos do que no ano passado, vai começar com a banda britânica The Veils. Capitão Fausto e Salvador Sobral são apenas dois dos nomes portugueses que vão marcar presença num evento que conta também com diversos artistas estrangeiros. A jornalista da SIC, Sílvia Lima Rato, falou com Paulo Ventura, da organização, e antecipa os destaques do cartaz do festival que decorre até sábado.

  • Porto Editora disponível para rever exercícios que possam ser discriminatórios
    2:16
  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09