sicnot

Perfil

Opinião

Centeno na presidência do Eurogrupo "é bom" para Portugal

Centeno na presidência do Eurogrupo "é bom" para Portugal

Mário Centeno, ministro das Finanças português, venceu a segunda ronda de votações para o cargo de presidente do Eurogrupo. A análise à eleição de Centeno, na Edição da Noite, com Ricardo Costa.

  • Os desafios de Centeno no Eurogrupo
    1:42

    Economia

    Mário Centeno promete transformar o Eurogrupo e torná-lo mais transparente. Contudo, o ministro das Finanças português tem pela frente muitos desafios: é preciso preparar as economias do Euro para o fim das ajudas do Banco Central Europeu e vai ter de liderar processos que, muitas vezes, podem ser contrários à vontade nacional.

  • Responsáveis europeus felicitam Mário Centeno 
    1:42

    Economia

    O presidente da Comissão Europeia escreveu uma carta a Mário Centeno, em que reconhece que o ministro português das Finanças tem "todas as qualidades" para exercer o cargo num momento crucial para a União Europeia. No geral, todos os principais responsáveis europeus felicitaram Centeno e partilharam mensagens nas redes sociais. 

  • Mário Centeno ansioso por assumir presidência do Eurogrupo 
    3:24

    Economia

    Mário Centeno foi esta segunda-feira eleito o novo Presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças português conseguiu vencer à segunda ronda de votações. Centeno diz que está ansioso por começar a trabalhar no Eurogrupo e afirma que para Portugal, esta é uma distinção sem paralelo. Já Marcelo Rebelo de Sousa diz que não é tempo para aventuras nem para descuidos, o Presidente da República sublinha que as finanças nacionais têm de estar em primeiro lugar. 

  • O percurso de Mário Centeno
    2:06

    Economia

    Mário Centeno chega à presidência do Eurogrupo depois de dois anos no Governo. Um percurso que começou com muitas dúvidas, mas que teve o ponto alto este ano, quando Portugal saiu do procedimento por défice excessivo.

  • "É o reflexo do trabalho económico que Mário Centeno fez em Portugal"
    7:07

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares, José Gomes Ferreira e Ricardo Costa estiveram esta segunda-feira, no Jornal da Noite, onde analisaram a eleição de Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo. Miguel Sousa Tavares defende que este é o reflexo do trabalho económico que o ministro das Finanças fez em Portugal. Já José Gomes Ferreira diz que a eleição é "muito importante" para o país. Ricardo Costa falou nas mudanças que esta nomeação traz para a polícia portuguesa.

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.