sicnot

Perfil

Opinião

Centeno na presidência do Eurogrupo "é bom" para Portugal

Centeno na presidência do Eurogrupo "é bom" para Portugal

Mário Centeno, ministro das Finanças português, venceu a segunda ronda de votações para o cargo de presidente do Eurogrupo. A análise à eleição de Centeno, na Edição da Noite, com Ricardo Costa.

  • Os desafios de Centeno no Eurogrupo
    1:42

    Economia

    Mário Centeno promete transformar o Eurogrupo e torná-lo mais transparente. Contudo, o ministro das Finanças português tem pela frente muitos desafios: é preciso preparar as economias do Euro para o fim das ajudas do Banco Central Europeu e vai ter de liderar processos que, muitas vezes, podem ser contrários à vontade nacional.

  • Responsáveis europeus felicitam Mário Centeno 
    1:42

    Economia

    O presidente da Comissão Europeia escreveu uma carta a Mário Centeno, em que reconhece que o ministro português das Finanças tem "todas as qualidades" para exercer o cargo num momento crucial para a União Europeia. No geral, todos os principais responsáveis europeus felicitaram Centeno e partilharam mensagens nas redes sociais. 

  • Mário Centeno ansioso por assumir presidência do Eurogrupo 
    3:24

    Economia

    Mário Centeno foi esta segunda-feira eleito o novo Presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças português conseguiu vencer à segunda ronda de votações. Centeno diz que está ansioso por começar a trabalhar no Eurogrupo e afirma que para Portugal, esta é uma distinção sem paralelo. Já Marcelo Rebelo de Sousa diz que não é tempo para aventuras nem para descuidos, o Presidente da República sublinha que as finanças nacionais têm de estar em primeiro lugar. 

  • O percurso de Mário Centeno
    2:06

    Economia

    Mário Centeno chega à presidência do Eurogrupo depois de dois anos no Governo. Um percurso que começou com muitas dúvidas, mas que teve o ponto alto este ano, quando Portugal saiu do procedimento por défice excessivo.

  • "É o reflexo do trabalho económico que Mário Centeno fez em Portugal"
    7:07

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares, José Gomes Ferreira e Ricardo Costa estiveram esta segunda-feira, no Jornal da Noite, onde analisaram a eleição de Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo. Miguel Sousa Tavares defende que este é o reflexo do trabalho económico que o ministro das Finanças fez em Portugal. Já José Gomes Ferreira diz que a eleição é "muito importante" para o país. Ricardo Costa falou nas mudanças que esta nomeação traz para a polícia portuguesa.

  • Polémica "Supernanny" em debate hoje na SIC
    2:25
  • Centeno aponta para a reforma e expansão do euro
    0:32

    Economia

    O ministro das Finanças português participa hoje na primeira reunião enquanto presidente do Eurogrupo. À entrada para o encontro dos ministros das Finanças da moeda única, Mário Centeno apontou a reforma do Euro como um dos principais desafios do mandato que agora inicia. 

  • Puigdemont chegou à Dinamarca e não foi detido

    Mundo

    A Justiça espanhola pediu à Dinamarca para ativar a ordem de detenção europeia contra Carles Puigdemont, que ignorou as ameaças de detenção e decidiu deslocar-se a Copenhaga para participar numa conferência. Entretanto na Catalunha, o presidente do parlamento propôs Puigdemont para voltar a dirigir o Governo Regional.

  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

    Luís Marques Mendes

  • O caso Assange é "um problema" para o Equador

    Mundo

    O Presidente equatoriano, Lenin Moreno, declarou no domingo que o asilo atribuído ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pela embaixada do Equador em Londres desde 2012 é "um problema herdado" que constitui "mais que um aborrecimento".