sicnot

Perfil

Opinião

Marcelo diz que Costa herdou um “trilho aberto com inquestionável mérito” por Passos e Portas

Pedro Cruz

Pedro Cruz

Jornalista

A frase é lapidar. Só peca, na minha opinião, por tardia. Tardou muito.

Marcelo já o tinha dito, por mais do que uma vez, referindo-se de forma elogiosa ao anterior Governo.

Mas o mestre da tática e do jogo político sabe muito bem o que diz, quando diz e, sobretudo, como diz.

Desta vez disse-o com tamanha clareza, que o elogio do passado sabe a tardio, requentado, a um requiem por dois líderes partidários que, goste-se ou não - deles e das políticas que puseram em marcha - enfrentaram os piores anos do Portugal democrático, sem instrumentos para desvalorizar – ou valorizar – a moeda, presos no espartilho de Bruxelas e condenados a um memorando que ajudaram a negociar, e assinaram, mas que foi, de facto, conduzido por outros.

Então, porquê agora, porquê nestes termos, porquê este travão à euforia das vacas que voam quando todos os indicadores apontam para sucessos atrás de sucessos no crescimento, na economia, nas finanças e no desemprego?

Porque em política, a vingança serve-se fria.

Para Passos, quando era primeiro-ministro de uma maioria parlamentar, a então hipotética-pseudo-candidatura de Marcelo a Belém não devia ter o apoio do PSD.

Marcelo era apenas "um cata-vento mediático" que não servia os interesses do País na cadeira presidencial.

Passos negou sempre que essa frase, que ficou célebre, se dirigisse a Marcelo.

Mas Marcelo percebeu que afinal era mesmo para ele e chegou até a anunciar que, sendo assim, não seria candidato.

(Tal como em 1996, Cristo desceu à terra e Marcelo não só foi candidato, como… bem, o resto já sabemos)

Marcelo ajusta, assim, contas com Passos, que está a dias de deixar de ser líder do PSD mas, ao mesmo tempo, já coloca pressão em Rui Rio.

O ainda só presidente eleito do PSD vai herdar o partido numa condição difícil, com uma margem de votos que não é esmagadora, e já tem um aviso presidencial: o trilho aberto por Passos e Portas, que Costa seguiu e alargou, é um desafio para a nova liderança.

O caderno de encargos presidencial ao seu antigo secretário-geral é claro: é preciso explicar bem como quer Rio fazer mais, melhor e diferente.

E, no fim, Marcelo lá estará.

Em Belém, sentado nos valores da sua popularidade albanesa que conseguiu nas ruas, nos afetos, mas que, como eu sempre disse, a popularidade que lhe dá o poder de dizer o que quiser e fazer o que quiser, com o povo sempre ao seu lado.

E a aparecer na fotografia.

  • Presidente do Tondela diz que clube foi humilhado
    1:26

    Desporto

    O presidente do Tondela participou esta segunda-feira na conferência de imprensa após o jogo da 23.ª jornada da I Liga com o Sporting. Gilberto Coimbra criticou o árbitro do encontro João Capela, e diz que o tempo de compensação dado a mais foi por uma falta que não foi assinalada sobre um jogador do Tondela, Bruno Monteiro.

  • Último golo do Sporting ao Tondela "é legal e limpinho" 
    0:41

    Desporto

    Jorge Jesus entende que a vitória desta segunda-feira do Sporting frente ao Tondela não merece contestação e destaca o facto de o árbitro ter avisado os jogadores que iria prolongar o tempo extra. Para o treinador dos leões, o golo no minuto 99' é legal. 

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC