sicnot

Perfil

Anselmo Crespo

Visto de cima

Anselmo Crespo

Anselmo Crespo

Editor de Política

Visto de cima não há arruadas, mercados, nem bandeiras agitadas ao vento por jotas que se movem em manada. Visto de cima não há velhinhas a dançar com candidatos nem espetáculos encenados a que chamam comícios. Visto de cima não há Sócrates, Syriza nem outros soundbytes.

Visto de cima não há plafonamentos horizontais e muito menos verticais, não há condição de recurso, porque, não há recursos.

Visto de cima espera-se mais desta campanha eleitoral.

Quatro anos, uma troika e muita austeridade depois, eis-nos aqui plantados à espera que os partidos expliquem ao país porque devemos votar neles e não noutros. As próximas duas semanas são deles, dos partidos, mas são também de cada um de nós.

Se há momento para debater, este é o momento, mas seria um erro assumir que este debate deve circunscrever-se aos políticos. O país merece um debate alargado, que envolva todos sem deixar ninguém de fora.

A SIC decidiu, por isso, convidar personalidades fora da política a darem o seu contributo para este debate. Um por dia, todos os dias desta campanha eleitoral, em sicnoticias.sapo.pt e parlamentoglobal.sapo.pt pode encontrar o contributo de vocalistas de metal, actores, escritores, jornalistas, humoristas, chefs entre muitos outros. Todos eles vão observar esta campanha e o momento que Portugal vive, de cima. E porquê de cima? Porque é de cima que conseguimos ver em perspetiva, porque é de cima que se vê mais longe e porque é de cima que se consegue ver tudo de forma mais clarividente.

Mas isto é apenas uma pequena parte do que preparámos para si nestas eleições.

Nas próximas duas semanas a SIC vai levar até si toda a informação relevante desta campanha eleitoral.

Na estrada está a equipa de repórteres mais experiente da televisão portuguesa, com o rigor e a isenção que faz parte do nosso ADN mas também com uma abordagem diferente, de quem procura sempre ir além do óbvio e nunca se resigna a um olhar acrítico.

Em estúdio atualizamos de hora a hora, na SIC e na SIC Notícias toda a informação, com reportagens, diretos e a análise dos comentadores.

À uma da manhã, também na SIC Notícias, pode ainda ver o Jornal de Campanha, com a informação mais relevante do dia, debate entre as várias forças partidárias, o que corre nas redes sociais e ligações em direto com os repórteres SIC que estão na estrada.

Tudo isto para que possa ver mais perto e, se quiser, ver também de cima.

Porque visto de cima, crescem os indecisos, perdem os partidos e com isso perde também a democracia.

Anselmo Crespo

Editor de Política da SIC

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Ronaldo declarou rendimentos de mais de 203 milhões em 2016
    2:58

    Football Leaks

    Em 2016, Cristiano Ronaldo declarou ao fisco espanhol mais de 203 milhões de euros em rendimentos. O documento foi revelado esta sexta-feira pela Gestifute. A agência de Jorge Mendes garante que as autoridades tributárias estão a par da situação patrimonial do jogador. Já o treinador do Real Madrid quer assunto esclarecido e equipa estabilizada.

  • Di María e Pastore implicados no escândalo de evasão fiscal
    2:00

    Football Leaks

    Os jogadores Di María e Javier Pastore também estão na lista do Football Leaks. Os documentos divulgados pelo consórcio europeu de investigação garantem que Di María desvia rendimentos com direitos de imagem. Já Pastore terá escondido quase dois milhões de euros pagos pela Nike por uma empresa offshore, no Uruguai.

  • Sporting critica decisão sobre vouchers antes do dérbi
    2:11

    Desporto

    A pouco mais de 24 horas do dérbi, o polémico caso dos vouchers volta a abalar as relações entre o Sporting e o Benfica. Os "leões" dizem que é falso que a UEFA tenha rejeitado a queixa contra as águias. O Comité Disciplinar do organismo europeu do futebol considerou que não há qualquer ato ilícito nas ofertas dos encarnados a árbitros.Mas para o diretor de comunicação do Sporting, a UEFA decidiu apenas não avançar com um processo porque está em curso uma investigação em Portugal.