sicnot

Perfil

Anselmo Crespo

Visto de cima

Anselmo Crespo

Anselmo Crespo

Editor de Política SIC

Visto de cima não há arruadas, mercados, nem bandeiras agitadas ao vento por jotas que se movem em manada. Visto de cima não há velhinhas a dançar com candidatos nem espetáculos encenados a que chamam comícios. Visto de cima não há Sócrates, Syriza nem outros soundbytes.

Visto de cima não há plafonamentos horizontais e muito menos verticais, não há condição de recurso, porque, não há recursos.

Visto de cima espera-se mais desta campanha eleitoral.

Quatro anos, uma troika e muita austeridade depois, eis-nos aqui plantados à espera que os partidos expliquem ao país porque devemos votar neles e não noutros. As próximas duas semanas são deles, dos partidos, mas são também de cada um de nós.

Se há momento para debater, este é o momento, mas seria um erro assumir que este debate deve circunscrever-se aos políticos. O país merece um debate alargado, que envolva todos sem deixar ninguém de fora.

A SIC decidiu, por isso, convidar personalidades fora da política a darem o seu contributo para este debate. Um por dia, todos os dias desta campanha eleitoral, em sicnoticias.sapo.pt e parlamentoglobal.sapo.pt pode encontrar o contributo de vocalistas de metal, actores, escritores, jornalistas, humoristas, chefs entre muitos outros. Todos eles vão observar esta campanha e o momento que Portugal vive, de cima. E porquê de cima? Porque é de cima que conseguimos ver em perspetiva, porque é de cima que se vê mais longe e porque é de cima que se consegue ver tudo de forma mais clarividente.

Mas isto é apenas uma pequena parte do que preparámos para si nestas eleições.

Nas próximas duas semanas a SIC vai levar até si toda a informação relevante desta campanha eleitoral.

Na estrada está a equipa de repórteres mais experiente da televisão portuguesa, com o rigor e a isenção que faz parte do nosso ADN mas também com uma abordagem diferente, de quem procura sempre ir além do óbvio e nunca se resigna a um olhar acrítico.

Em estúdio atualizamos de hora a hora, na SIC e na SIC Notícias toda a informação, com reportagens, diretos e a análise dos comentadores.

À uma da manhã, também na SIC Notícias, pode ainda ver o Jornal de Campanha, com a informação mais relevante do dia, debate entre as várias forças partidárias, o que corre nas redes sociais e ligações em direto com os repórteres SIC que estão na estrada.

Tudo isto para que possa ver mais perto e, se quiser, ver também de cima.

Porque visto de cima, crescem os indecisos, perdem os partidos e com isso perde também a democracia.

Anselmo Crespo

Editor de Política da SIC

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..