sicnot

Perfil

País

Lei da cópia privada em debate no Parlamento

A proposta de lei da cópia privada é discutida hoje no Parlamento. O documento prevê a cobrança de taxas que podem ir dos 2 até aos 20 cêntimos por gigabayte. Variam de acordo com a memória dos diferentes aparelhos sendo que haverá sempre uma taxa máxima que não pode ser ultrapassada.

(Arquivo Reuters)

(Arquivo Reuters)

© Kacper Pempel / Reuters

De acordo com o Governo, aproposta tem como objetivo compensar financeiramente autores e artistas pelofacto dos consumidores adquirem equipamentos que armazenem obras como músicasou filmes.

A proposta de lei da cópiaprivada, apresentada pelo Governo, é um "imposto encapotado" que nãosegue a legislação que está  a seraplicada na União Europeia, afirmou o responsável da organização  internacional Digital Europe, PaulMeller. 

Nas vésperas do debate no Parlamento, aDigital Europe alertou, num encontro em Lisboa, para o impacto negativo da aplicação daquela lei no mercado daeletrónica  de consumo e para a injustiçapara o consumidor final. 

Em causa está uma proposta de lei,apresentada em agosto pelo Governo,  quetem como objetivo compensar financeiramente autores e artistas pelo  facto de um consumidor adquirir equipamento edispositivos que armazenem  obras comomúsicas e filmes. 

Com Lusa

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Donald Trump já está no Vaticano 
    1:32