sicnot

Perfil

País

Quatro concelhos de Faro e Coimbra sob risco muito elevado de incêndio

Quatro concelhos dos distritos de Faro e Coimbra apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, de acordo com informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

(Arquivo Lusa)

(Arquivo Lusa)

EPA

Segundo o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos Monchique (Faro), Pampilhosa da Serra, Gois e Miranda do Corvo (Coimbra).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, tornando-se gradualmente muito nublado no litoral oeste a partir do início da tarde e progredindo para o interior, e períodos de chuva a partir do meio da tarde nas regiões do litoral a norte do Cabo Espichel, estendendo-se ao interior, e sendo por vezes forte no Minho e Douro Litoral para o final do dia.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando gradualmente para o quadrante oeste, sendo de sueste moderado na costa sul do Algarve e tornando-se fraco a moderado a partir do início da tarde.

De acordo com o IPMA está também prevista uma pequena subida da temperatura mínima no litoral norte e centro e descida da máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Porto, Braga, Bragança, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu prevê-se uma máxima de 23 graus Celsius, Guarda 17, Castelo Branco, Faro e Braga 24, Évora, Portalegre, Coimbra e Funchal 25, Beja 26, Ponta Delgada 19 e Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 18.


Lusa


  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Grafitter morre após cair do telhado da estação de Sete Rios
    0:57

    País

    Um grafitter morreu no sábado na estação intermodal de Sete Rios, em Lisboa. O jovem caiu de uma altura de seis metros, enquanto fazia um grafitti. As autoridades terão sido alertadas por um amigo, mas quando o INEM chegou o jovem de 21 anos já estava morto.

  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.