sicnot

Perfil

País

Aviões militares russos sobrevoam Portugal e Espanha até dia 8

A Rússia inicia este domingo uma série de voos de verificação sobre Portugal e Espanha. À SIC, fontes militares portuguesas esclareceram que esta é uma operação que se realiza com regularidade e que nada tem a ver com a NATO, ou com a polémica interceção de "caças" russos no espaço aéreo português, em dezembro do ano passado.

Até dia 8 deste mês, um Antonov AN-30 B vai ficar no aeródromo de Lisboa e sobrevoar Portugal com a autorização e colaboração das autoridades nacionais e mediante rotas previamente acordadas. (Arquivo)

Até dia 8 deste mês, um Antonov AN-30 B vai ficar no aeródromo de Lisboa e sobrevoar Portugal com a autorização e colaboração das autoridades nacionais e mediante rotas previamente acordadas. (Arquivo)

© Konstantin Chernichkin / Reuters

Esta é uma operação integrada no Tratado Internacional de Céu Aberto, um tratado que permite aos 34 países que o ratificaram, em 1992, a observação aérea dos territórios desses países. O objetivo é verificar a existência de eventuais ameaças.
 
Até dia 8 deste mês, um Antonov AN-30 B vai ficar no aeródromo de Lisboa e sobrevoar Portugal com a autorização e colaboração das autoridades nacionais e mediante rotas previamente acordadas.
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.