sicnot

Perfil

País

Um fotógrafo e um voluntário mortos no leste apesar do cessar-fogo na Ucrânia

Um fotógrafo e um voluntário ucranianos foram mortos por bombardeamentos no sábado no leste da Ucrânia, apesar do decretado cessar-fogo.

© Gleb Garanich / Reuters

O fotógrafo do jornal ucraniano Segodnia, Serguiï Nikolaïev, e um combatente do grupo nacionalista paramilitar Pravy Sektor foram mortos em Piski, localidade perto das ruinas do aeroporto de Donetsk, disse à AFP um combatente daquele grupo no local. A redação do jornal confirmou a morte do fotógrafo.


Nenhuma baixa das forças governamentais ucranianas foi reportada nas últimas 24 horas. 


Ambas as partes envolvidas no conflito disseram que continuavam a retirar o armamento pesado da linha da frente -- um ponto-chave no plano de paz -- para pôr fim ao conflito que já causou pelo menos 5.800 mortos desde abril.


As autoridades ucranianas e os separatistas assinaram os chamados acordos de paz de Minsk a 12 de fevereiro na capital da Bielorrússia, com a mediação da chanceler alemã, Angela Merkel, do Presidente francês, François Hollande, e do Presidente russo, Vladimir Putin.


Nos termos desses acordos, foi decretado um cessar-fogo a 15 de fevereiro, mas ele foi seguido de uma ofensiva dos separatistas à cidade estratégica de Debaltseve, que as tropas ucranianas acabaram por abandonar.


Na quinta-feira, forças governamentais começaram a retirar as armas pesadas da linha da frente, e dois dias antes os separatistas começaram a retirar as suas armas da zona de combate, em linha com o acordo estabelecido a 12 de fevereiro.


Lusa

  • Putin promete punir assassinos do líder da oposição
    2:04

    Mundo

    O Presidente da Rússia garante que tudo será feito para punir os assassinos de Boris Nemtsov. O líder da oposição a Vladimir Putin foi morto com 4 tiros, horas depois de ter exigido o fim da ingerência russa na guerra da Ucrânia. Algumas das imagens podem chocar os espectadores.

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • Encontrado corpo da criança que desapareceu na praia de São Torpes
    0:55

    País

    O corpo da criança que tinha desaparecido na praia São Torpes, concelho de Sines, foi encontrado esta manhã fora de água, nas rochas, a 1,5 quilómetros do sítio onde tinha desaparecido, no passado dia 21. O alerta foi dado por um popular à Polícia Marítima, cerca das 8h00.

  • Não há aumentos salariais no Estado para o ano
    1:18

    Economia

    O ministro das Finanças confirma a alteração dos escalões de IRS em 2018. É uma das medidas prioritárias para o próximo ano, a par do descongelamento das carreiras na função pública. Numa entrevista à Antena 1, Mário Centeno admite que não vai haver aumentos salariais no Estado no próximo ano

  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC