sicnot

Perfil

País

Eixo Atlântico pede construção de 15 quilómetros de estrada de Bragança a Espanha

 O secretário-geral do Eixo Atlântico apelou hoje à construção dos 15 quilómetros de estrada do lado português entre Bragança e Puebla de Sanábria, sublinhando que o investimento é inferior ao que poderão custar três quilómetros de TGV.

Depois de uma reunião com os presidentes das câmaras de Braga, Bragança, Porto e Viana do Castelo, o secretário-geral da eurorregião, Xoan Vázquez Mao, lembrou que se trata de "uma estrada de 30 quilómetros, dos quais 15 são construídos por Espanha".

"Simplesmente, o Governo tem de investir no custo de uma estrada de 15 quilómetros. Só o ter de pronunciar isto é quase miserável. Uma estrada de 15 quilómetros para que o nordeste transmontano tenha acesso ao TGV. O custo que pode ter é menor do que podem custar três quilómetros de TGV", afirmou aos jornalistas.

Em outubro, a comissão executiva do Eixo Atlântico decidiu diligenciar junto dos governos português e espanhol para que avancem com a construção da estrada de Bragança a Puebla de Sanábria, travada há anos pelos impactos no Parque Natural de Montesinho.

O presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, realçou hoje que o valor da obra está estimado entre 25 e 30 milhões de euros e que pretende "captar os fluxos turísticos da zona espanhola".

"Entendemos que estando Bragança no centro daquilo que é a Europa e tendo em conta esta eurorregião, logicamente que esta ligação faz todo o sentido e nós reivindicá-la-emos até ao limite", disse o autarca.

A ligação com cerca de 30 quilómetros já esteve prevista no Plano Rodoviário Nacional, mas foi excluída depois de vários "chumbos" devido aos impactos ambientais na área protegida do Parque Natural de Montesinho.

Os dirigentes da associação ibérica Eixo Atlântico, que junta 38 cidades do Norte de Portugal e da Galiza, em Espanha, defenderam que esta ligação da fronteira ganhou uma nova importância numa altura em que se perspetiva a construção de uma estação do TGV espanhol, em Puebla de Sanábria, a 30 quilómetros de Bragança.


Lusa
  • Partidos vão apresentar propostas alternativas à descida da TSU
    2:52

    TSU

    O Presidente da República defende a redução da Taxa Social Única mas deixa a porta aberta a outra via para compensar o aumento do salário mínimo. PCP e Bloco de Esquerda insistem que não pode haver contrapartidas que estimulem os salários baixos mas admitem outras formas de aliviar as empresas. À direita, também o CDS irá apresentar propostas.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.