sicnot

Perfil

País

Sete distritos da orla costeira em aviso amarelo devido a ondas de 4,5 metros

© KYODO Kyodo / Reuters

O IPMA revela que colocou sob aviso amarelo os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, entre as 03:00 de hoje e as 03:00 de quinta-feira, devido à previsão de agitação marítima.


Para os sete distritos da orla costeira estão previstas ondas de noroeste com quatro a quatro metros e meio.


Para hoje, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para as regiões norte e centro, céu geralmente muito nublado, com boas abertas nas regiões do interior, tornando-se pouco nublado ou limpo a partir do início da manhã.


Estão ainda previstos períodos de chuva fraca ou chuvisco até ao início da manhã, mais prováveis no litoral.


O IPMA prevê ainda uma pequena descida da temperatura mínima, mais acentuada na região norte e uma pequena subida da temperatura máxima no litoral.


Já para a região sul, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, sendo por nuvens altas a partir da manhã, existindo ainda a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no Alentejo, até ao início da manhã.


Quanto a temperaturas, Faro e Sines, com 22 graus centígrados de máxima são as cidades mais quentes de Portugal continental, sendo os 12 de mínima, a par com Lisboa, igualmente o valor mais alto para a mínima sentida durante o dia de hoje.


Os cinco de mínima previstos para Portalegre e Guarda faz com que sejam as cidades com mínimas mais baixas embora a primeira possa chegar aos 19 de máxima, enquanto na segunda os valores máximos vão rondar somente os 11.


Mais a norte, as mínimas vão oscilar entre os seis em Braga e os oito no Porto, sobem à máxima de 18 e 19, respetivamente.


Nos Açores, as temperaturas rondam os 13 de mínima em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, enquanto Santa Cruz das Flores e Horta vão ter 14 de mínima, estando previstos 14 graus de máxima nas quatro cidades.


Na Madeira, estão previstos 14 graus de mínima e 19 de máxima na cidade do Funchal.


Lusa
  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN interrompeu perto das 13:00 a leitura do acórdão iniciada pelas 10:30, marcando o reinício da sessão para as 14:15. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas.

  • Papa pede a Trump para ser pacificador
    1:12
  • Supremo confirma condenação de Messi por fraude fiscal

    Desporto

    O Supremo Tribunal de Justiça espanhol confirma a condenação de Lionel Messi por fraude fiscal. A notícia foi avançada pelo El País. O jogador do Barcelona foi condenado a 21 meses de prisão por três crimes fiscais que lesaram o Estado em 4,1 milhões de euros.

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.