sicnot

Perfil

País

Nuno Crato diz que obras no Conservatório "estão prestes" a começar

Viana do Castelo, 05 mar (Lusa) - O ministro da Educação, Nuno Crato, afirmou hoje, em Viana do Castelo, que as obras de reabilitação na Escola de Música do Conservatório Nacional "estão prestes" a avançar com a "recuperação do telhado, o problema principal daquele edifício".

"O conservatório tem dois tipos de obras: tem as urgentes e imediatas, e tem obras de fundo que precisam de ser feitas e que nós vamos iniciar, não tenhamos dúvidas sobre isso", declarou Nuno Crato, afirmando que os 43 mil euros para as obras urgentes "correspondem aos orçamentos apresentados pela escola em função das necessidades consideradas inadiáveis". (Arquivo)

"O conservatório tem dois tipos de obras: tem as urgentes e imediatas, e tem obras de fundo que precisam de ser feitas e que nós vamos iniciar, não tenhamos dúvidas sobre isso", declarou Nuno Crato, afirmando que os 43 mil euros para as obras urgentes "correspondem aos orçamentos apresentados pela escola em função das necessidades consideradas inadiáveis". (Arquivo)

Tiago Petinga / Lusa

"Está prestes a ser iniciado um conjunto de obras de recuperação do telhado, que está na origem dos problemas mais graves que existem no Conservatório, e estamos a trabalhar com toda a rapidez possível para que isso seja resolvido", sustentou, sem especificar o prazo para arranque da empreitada.

O ministro, que falava aos jornalistas à margem da cerimónia de tomada de posse da nova direção do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), adiantou que a reabilitação daquela escola de música está incluída "na lista nacional de prioridades".

Questionado se a realização da intervenção irá implicar o encerramento daquela escola disse "que é um problema que está a ser analisado".

"A Direção Geral de Estabelecimentos Escolares (DGEST) está a estudar esse problema e está a procurar soluções em conjunto com a direção da escola, e não queria adiantar mais sobre isso. Agora que é uma prioridade nossa, é", assegurou. 

Nuno Crato sublinhou que o problema do Conservatório "arrasta-se há muitos anos, pelo menos há uma década, e merece soluções imediatas e soluções de fundo".

O parlamento foi hoje unânime no lamento sobre o estado de degradação da Escola de Música do Conservatório Nacional, com a oposição a criticar a falta de intervenção do Governo.

Esta semana, os alunos do Conservatório realizaram uma noite de vigília em que o piano "não parou até alta altas horas" da madrugada.

Cerca de cem pessoas passaram a noite nas instalações do Conservatório Nacional, respondendo ao apelo da comissão criada na escola de música para exigir obras no edifício, em avançado estado de degradação.

Na sequência de uma vistoria da Câmara Municipal de Lisboa, foram encerradas 10 salas por motivos de segurança, outras apresentam também riscos, devido à deterioração dos tetos.








Lusa
  • Vigília no Conservatório para exigir obras
    1:49

    Cultura

    Pais , professores e alunos da Escola de Música do Conservatório Nacional estiveram em vigília, toda a noite, nas instalações deste estabelecimento de ensino. Voltam a alertar para a necessidade de obras urgentes no edifício.

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • "É a primeira vez que vai ser testado o programa do Nuno Crato"
    0:57

    País

    Os alunos do 11º e 12º anos de escolaridade fazem hoje o exame de matemática, uma das provas mais importantes no acesso à universidade e para a conclusão do ensino obrigatório. No final do secundário, são quase 50 mil os alunos que hoje fazem a prova que acarreta algumas alterações instituídas ainda pelo ex-ministro Nuno Crato, como explicou à SIC Notícias o diretor do Liceu Camões, em Lisboa.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes