sicnot

Perfil

País

Distrito de Faro sob aviso amarelo devido a ondas de 2,5 metros

O distrito de Faro encontra-se hoje sob aviso amarelo devido à previsão de ondas altas, que podem chegar aos dois metros e meio, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página oficial.

© KYODO Kyodo / Reuters

De acordo com a informação do IPMA, no sul de Portugal continental o aviso amarelo, o segundo mais grave de uma escala de quatro, vigora até às 15:00 de sábado.


Este aviso (amarelo) é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.


Apesar do aviso amarelo para o distrito de Faro, as barras marítimas algarvias encontram-se abertas a toda a navegação, excepto a de Faro, que está fechada a embarcações de comprimento inferior a 11 metros.


Também a barra de São Martinho do Porto, na parte marítima do concelho de Alcobaça, se encontra fechada a toda a navegação.


Para hoje o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo e vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado a forte no Algarve e nas terras altas.


Está igualmente previsto um acentuado arrefecimento noturno, com formação de geada nas regiões do interior norte e centro.


A temperatura máxima, em especial nas regiões do interior, irá sofrer uma pequena subida, enquanto a mínima na região sul irá descer.


Quanto às temperaturas, rondam os oito graus de mínima em Lisboa e Porto, sendo que a capital irá subir até aos 21, enquanto na invicta os termómetros chegam aos 20.


Mais a sul, a cidade de Faro amanhece com 10 de mínima e deverá chegar aos 19 de máxima.


Leiria, Coimbra e Braga vão ser as cidades mais quentes de Portugal, com os termómetros a chegar aos 22 graus de máxima, depois de registarem seis, oito e quatro de mínima, respetivamente.


Castelo Branco irá amanhecer com menos um grau e deverá chegar aos 14 de máxima, enquanto em Vila Real estão previstos 18 de máxima (um grau de mínima), assim como Viseu, que amanhece com quatro de mínima. 


Já Bragança oscila entre os dois de mínima e os 19 de máxima.


Lusa


  • Governo prepara projeto para suavizar transição para a reforma
    1:38

    Economia

    O Governo quer suavizar a transição do trabalho para a reforma. A ideia é que essa passagem seja feita gradualmente e não de uma dia para o outro, o que pode ser mais traumático. O projecto prevê a possilidade do trabalhador cumprir meio horário e acumular com meia pensão.

  • Primeiro discurso de Costa na ONU alinhado com o de Guterres

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, proferirá hoje o seu primeiro discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, devendo estar muito alinhado com a agenda política apresentada na terça-feira pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, valorizando o multilateralismo.

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.