sicnot

Perfil

País

Inscrições para os exames nacionais começam na segunda-feira

As inscrições para os exames nacionais do ensino secundário começam na próxima segunda-feira, 9 de março, e decorrem até dia 20 deste mês, de acordo com um despacho de regulamentação das provas e exames deste ano letivo, hoje publicado.

Lusa

Em comunicado, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) informou que, na sequência da publicação em Diário da República do Regulamento das Provas e dos Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário de 2015, "divulgará ainda hoje o documento "Guia Geral de Exames de 2015", um documento publicado todos os anos para informar alunos e pais sobre "a articulação dos cursos e exames finais nacionais do Ensino Secundário e o acesso ao ensino superior".

O prazo de inscrições no ensino secundário é válido para todos os alunos que queiram realizar exames nacionais, sejam internos ou autopropostos. Para as provas finais do 1.º, 2.º e 3.º ciclos todos os alunos internos ficam automaticamente inscritos, sendo apenas necessária a inscrição para os alunos externos ou com origem em outros tipos de ensino, como o recorrente ou o vocacional.

Sobre o Guia Geral de Exames de 2015 para o ensino secundário, o MEC refere ainda no comunicado que pretende fornecer as informações necessárias para "uma correta inscrição e realização" das provas.

"Para além de apresentar, em linhas gerais, o sistema de acesso ao ensino superior em 2015, o Guia Geral de Exames pretende também dar resposta às questões que mais frequentemente são colocadas por alunos, encarregados de educação e professores", lê-se no comunicado.

Pais e alunos vão poder encontrar o guia de exames na página na Internet da Direção-Geral do Ensino Superior, no endereço http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt.

A 1ª fase dos exames nacionais do ensino secundário decorre este ano letivo entre 15 e 25 de junho.

Lusa
  • Famílias das vítimas de Pedrógão criam associação para apurar responsabilidades
    2:13
  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15